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Início Bem viver Cultura

TRABALHO PRECARIZADO

Entregadores do iFood protestam contra aumento das taxas de uso de bicicletas e ponto de apoio

Grupo critica aumento dos valores enquanto o iFood Pedal de Porto Alegre está deteriorado e as bicicletas sem manutenção

08.ago.2022 às 17h42
Porto Alegre
Marcelo Ferreira

Grupo de entregadores se reuniu em frente ao ponto de apoio iFood Pedal no Centro Histórico de capital gaúcha, na manhã desta segunda-feira (8) - Foto: Leonardo Rodrigues Limeira

Entregadores de aplicativo com bicicleta que usam o Ponto de Apoio iFood Pedal no Centro Histórico de Porto Alegre realizaram uma manifestação em frente ao local, na manhã desta segunda-feira (8). Entre os motivos do protesto estão o aumento da taxa cobrada pelo serviço e a degradação do espaço e das bicicletas de trabalho.

O ato chegou a bloquear a Avenida Borges de Medeiros. Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT-RS) acompanharam a manifestação, que depois percorreu as ruas do Centro até a Assembleia Legislativa do RS, quando o grupo foi recebido pelo superintendente-geral da Casa, Genil Pavan.

Entregador há dois anos e meio, Talisson Vieira foi um dos organizadores do ato. Segundo ele, a luta é por valorização da categoria que faz a cidade se mover com a entrega de alimentos.

Ele conta que, desde a semana passada começaram rumores sobre o aumento da taxa do ponto de apoio, através de pesquisas de preços. Ao chegarem hoje para retirar as bicicletas, a surpresa: um aumento que no final do mês chega a 300%. “A gente pagava cerca de R$ 50,00 ou R$ 60,00 por mês, ao todo, para usar as bicicletas elétricas do iFood e o espaço do ponto de apoio. Hoje simplesmente passou para R$ 28,00 por semana, mais R$ 2,00 por retirada, que é um preço absurdo. No final do mês, se tu folgar um dia por semana, dará R$ 230,00, o que antes era 50 passou pra 230”, conta.

Outro fator de descontentamento é a degradação do ponto de apoio. “No início, quando veio a iFood Pedal para Porto Alegre, tinha puff para deitar, cadeira a vontade, micro-ondas. Hoje a gente tem dois puffs, porque foram rasgando e simplesmente retiraram. São 100 entregadores, daí o pessoal tem que descansar no chão, no piso frio, além da falta de manutenção das bicicletas, o que já levou a acidentes”, afirma.

Ainda segundo Talisson, os entregadores poderiam até aceitar o aumento da taxa para uso das bicicletas e do espaço. “Desde que melhorasse a qualidade do local e das bicicletas elétricas”, aponta. Ele também relata entregadores sendo ameaçados por funcionários do local e situações de priorização de algumas pessoas, o que acabou gerando intrigas entre os trabalhadores.

Início de uma organização dos trabalhadores

Mestrando em Ciência Política, Leonardo Rodrigues Limeira estuda a questão dos entregadores de aplicativo e apoiou a manifestação. Presente no ato, ele conta que os gerentes do local estavam diante do estabelecimento rindo dos trabalhadores. “Até o momento que a CUT chegou, daí eles se mandaram pra dentro”, afirma.

Segundo ele, os trabalhadores disseram que a questão da taxa foi o estopim de uma situação de desvalorização que já vem há tempo. "Os valores pagos são muito baixos e existem coisas como as entregas duplas, que o entregador recebe centavos a mais para fazer outra entrega num local próximo. Além das péssimas condições, bikes sem manutenção, pneus carecas, freios que não funcionam, bancos soltos, sem retrovisores, sem iluminação para circular à noite", exemplifica.

Para Leonardo, o ato já tem um saldo positivo na questão organizativa. “Muitos participaram pela primeira vez de uma manifestação, muitos se prontificaram a continuar a organizar a categoria e se estabeleceu um diálogo entre a CUT e esses trabalhadores. Além do encaminhamento com a Assembleia Legislativa."


Protesto na Avenida Borges de Medeiros, antes de seguir em caminhada até a Assembleia Legislativa do RS / Foto: Leonardo Rodrigues Limeira

Na avaliação da Talisson, a presença da CUT-RS foi muito benéfica para dar força à luta. "A gente não tem um sindicato, por exemplo como a Uber. Mas iFood, 99, Rappi, a gente não tem. As condições de trabalho são muito difíceis, a gente trabalha muito e ganha pouco, e ainda faz propaganda para as empresas nas bags e camisetas.

Ele conta que logo depois da manifestação, os entregadores que participaram foram bloqueados e não podem mais acessar as bicicletas do ponto de apoio.

"Exploração dos trabalhadores vulnerabilizados"

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, esteve na manifestação. Para ele, é evidente que a situação dos entregadores de alimento, no caso do Ifood, “é um grande sistema de exploração dos trabalhadores vulnerabilizados”. Ele critica o fato de não terem um lugar para tomar uma água, para descansar, enquanto trabalham pedalando bicicleta, entregando refeições.

“Chegou ao cúmulo que a empresa altere unilateralmente o valor do contrato mensal que esses trabalhadores pagam para utilizar os equipamentos do Ifood. Os trabalhadores também reclamam que não receberam equipamentos para se proteger da chuva e do frio. Eles estão suportando tudo isso com recursos próprios, o que para eles está impossibilitando a própria sobrevivência”, comenta.

Segundo Amarildo, a CUT-RS está nesta luta por direitos. “Estamos integralmente comprometidos na luta, no apoio a esses trabalhadores e vamos seguir juntos para que essa situação seja resolvida ou mitigada, e eles consigam recuperar a dignidade no trabalho”, finaliza.

Posição do iFood Pedal

O Brasil de Fato RS contatou a Tembici, empresa responsável pelo espaço e suas bicicletas, bem como pelas bicicletas de aluguel Bike Itaú. Após o fechamento desta matéria, a assessoria de imprensa da Tembici enviou o posicionamento da empresa, que reproduzimos na íntegra:

Agosto de 2022 – O iFood Pedal, projeto pensado e realizado exclusivamente para pessoas cicloentregadoras, operado pela Tembici com o patrocínio do iFood, passou a ter novos planos, no início de agosto, com valores a partir de R$1,27 por dia, no plano semanal.

Os novos planos foram definidos com base em análises de perfil de uso e pesquisas realizadas em todas as praças com os entregadores, em um formato que garanta a viabilidade e qualidade do projeto. As duas opções de planos ofertados permitem que o usuário defina o que melhor se encaixa na sua rotina e atende as suas necessidades, mantendo o iFood Pedal como a opção mais econômica e completa para pessoas entregadoras.

Além das bikes elétricas exclusivas e retirada de bikes mecânicas em todos as estações disponíveis na cidade, os usuários do projeto ainda contam com:
– Ponto de apoio equipado com filtros de água, banheiros, mesas, microondas, pontos de recarga de celular e espaço de descanso;
– Reserva de bicicletas elétricas para serem retiradas no ponto de apoio;
– Pedal Responsa, curso digital de conteúdo formativo e de conscientização;
– Recebimento de equipamentos de proteção, como capacetes e empréstimo de bags;
– Kits exclusivos.

Vale destacar que desde abril de 2021 o projeto também conta com o Girando Ideias, atuação focada em políticas que reforcem o diálogo e escuta junto aos entregadores. Por meio do programa são realizadas ações socioeducativas com rodas de conversa e de convivência, que acontecem prioritariamente nos Pontos de Apoio e são realizadas por uma equipe especializada.

Com presença em 6 cidades brasileiras, o iFood Pedal  já realizou 3 milhões de pedidos entregues com e-bikes e bikes mecânicas compartilhadas, evitando a emissão de 60 toneladas de CO2 na atmosfera, sendo uma opção eficaz e sustentável para os locais que possuem a iniciativa.

A Tembici acredita que o iFood Pedal possui uma enorme relevância para as cidades e futuro do planeta, uma vez que a ciclologística tem ganhado cada vez mais adeptos e, a bicicleta é o modal ideal para sustentar este crescimento, uma vez que é não poluente e econômico. Sendo assim, está sempre atenta às demandas e investindo na melhoria contínua da experiência de quem usa as bicis do projeto.


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Editado por: Katia Marko
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