Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

alimentação

Alimentos transgênicos: o que são e quais os riscos para a saúde para o meio ambiente

Sementes transgênicas fazem parte de um pacote de produção que necessita de fertilizantes e agrotóxicos

15.ago.2022 às 09h27
São Paulo (SP)
Mariana Lemos

O Brasil é o segundo país do mundo que mais utiliza essa forma de modificação genética na agricultura, ficando atrás somente dos Estados Unidos - Unsplash

Introduzidos no Brasil em 2003, os transgênicos são criados com a inserção de uma parte do código genético de uma espécie em outra, com o objetivo de criar na espécie resultante certas características desejadas, como maior crescimento e maior resistência a pragas. A maior parte das sementes transgênicas, desenvolvidas por gigantes mundiais do agronegócio, são protegidas por patentes.

O Brasil é o segundo país do mundo que mais utiliza essa forma de modificação genética na agricultura, ficando atrás somente dos Estados Unidos. 

Quase metade da área destinada à agricultura no país tem lavouras transgênicas. De acordo com dados da Consultoria Céleres, mais de 95% da produção nacional de soja vem de sementes transgênicas, seguida pelo algodão e pelo milho, com 89% e 88% de produção geneticamente modificada, respectivamente.

Leia também: Bebidas à base de soja escondem que contêm ingredientes transgênicos

Apesar de representar uma larga fatia da produção nacional, o plantio de transgênicos pode apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente. Isso acontece porque, em geral, elas fazem parte de um pacote completo de produção elaborado pelas empresas, que inclui fertilizantes e agrotóxicos. Sem esses produtos, a lavoura não prospera. 

Os transgênicos podem ser encontrados sobretudo em produtos ultraprocessados, como salsichas, bolachas, biscoitos, salgadinhos, entre outros, e também vendidos in natura.

Existe um conjunto de normas que impõem a obrigatoriedade da identificação dos transgênicos nas embalagens dos produtos, por meio de um triângulo amarelo com um T, para que sejam facilmente identificáveis.

A nutricionista e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Mariana Garcia, afirma que "o consumidor tem o direito de saber o que come. E a rotulagem é fundamental, pois fornece informações que possibilitam a ele exercer seu direito de escolha na hora da compra". 

Quais os riscos à saúde e ao meio ambiente?

Segundo o Idec, ainda que os estudos sejam escassos, já se sabe que os transgênicos podem causar alguns riscos à saúde humana, como o aumento das alergias. Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que uma variedade transgênica de soja poderia causar 50% a mais de alergia do que a soja não transgênica. 

Segundo documento divulgado pelo Greenpeace, outro perigo é o aumento da resistência aos antibióticos. Uma forma de produção de transgênicos consiste na inserção de genes de bactérias resistentes à antibióticos no DNA das plantas, o que pode provocar o aumento da resistência a antibióticos nos seres humanos. 

Outro risco está relacionado às toxinas presentes em genes de plantas e insetos, que podem aumentar desproporcionalmente com a inserção em alimentos. Segundo o Idec, "estas substâncias estão entrando nos alimentos com muito menos avaliação de segurança que qualquer aditivo, corante, pesticida ou medicamento".

Há, ainda, os riscos à saúde e ao meio ambiente causados pelos agrotóxicos. Com a inserção de genes de resistência a agrotóxicos em plantas, as pragas e as ervas-daninhas podem desenvolver a mesma resistência, tornando-se "super-pragas" e "super-ervas". Com isso é necessário o uso de mais agrotóxico, o que representa maior quantidade de resíduos tóxicos nos alimentos, no solo e nas águas. 

Outro problema é a possível contaminação de plantações não transgênicas com genes modificados. Isso pode acontecer por meio de insetos ou do próprio vento, que dissemina os pólens das plantas transgênicas.

Editado por: Thalita Pires
Tags: agrotóxicosagrotóxicos no brasil
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Combate a incêndios

Governo do DF abre seleção para 150 vagas de brigadistas florestais

Comunicação popular

Intervozes realiza formação anual em Salvador no fim de maio; inscrições vão até esta quarta (21)

Associações

Câmara deve analisar nesta terça (20) urgência de PL que acaba com descontos no INSS

Denúncia da PGR

Primeira Turma do Supremo julga Núcleo 3 da trama golpista nesta terça

BOIADA PASSANDO

Em votação no Senado, ‘PL da Devastação’ enfraquece preservação e amplia racismo ambiental

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.