Luta sindical

Bancários realizam caravana em Pernambuco por melhores condições de trabalho

Nesta sexta-feira (19) a categoria fará uma mobilização nacional para pressionar pelo cumprimento do convenção coletiva

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Já foram realizadas mobilizações em praças e agências de diversas partes do estado - Bancários PE

Os trabalhadores bancários estão com uma campanha nacional unificada por melhores condições de trabalho e salários para a categoria. As pautas da mobilização foram definidas a partir de uma consulta feita aos mais de 35 mil trabalhadores. A principal reivindicação dos bancários é garantir as mais de 70 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho. 

Fabiano Moura, presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e integrante do Comando Nacional dos Bancários, explica quais as principais demandas apresentadas nas mesas de negociação. "Nós estamos reivindicando 5% do aumento real e estamos reivindicando, também, que a PLR seja colocada nos mesmos patamares de hoje, com mais valorização, porque a participação no lucro pra gente é muito importante. Outro ponto é o vale refeição e o vale alimentação. Nós queremos um aumento diferenciado para essas conquistas".

Leia também: Bancários seguem em mobilização pela Campanha Nacional de 2022

Outros pontos de especial relevância são a questão do teletrabalho e a saúde.

Para dialogar com a população e com os bancários, o sindicato tem realizado uma caravana em Pernambuco, que já passou pelo sertão e pelo agreste, e agora chega com agenda em cidades da Região Metropolitana do Recife. Para esta semana, estão previstas atividades nos bairros da Caxangá e Casa Amarela, ambos na capital pernambucana, e em Olinda.

"Esta caravana tem se mostrado um forte instrumento de luta, porque nos dá a oportunidade de dialogar nos diversos municípios com a população, que tem nos apoiado, porque entende que, além dos bancários, ela também é explorada por esse sistema financeiro", reforça Fabiano.

Assédio Institucional

Na última semana, foi feita uma paralisação parcial em uma agência em Recife, no bairro da Imbiribeira, em protesto contra o assédio institucional nas Centrais de Relacionamento do Banco do Brasil. Entre as principais queixas, estão a cobrança de metas abusivas e dificuldades para tirar férias.

Sem respostas

Um documento com as demandas da categoria foi entregue aos banqueiros ainda no mês de junho e discute questões sociais, de segurança, de saúde e econômicas. No entanto, até o momento, não foi apresentada nenhuma proposta às pautas econômicas pelas empresas.

Por isso, nesta sexta-feira, 19 de agosto, está sendo convocado pelo Comando Nacional dos Bancários um dia nacional de mobilização como forma de pressionar os banqueiros a apresentarem propostas para o conjunto de reivindicações que estão em pauta. Em Pernambuco, a mobilização acontecerá no centro do Recife.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga