Rio Grande do Sul

CICLO DE DEBATES

Entidades promovem seminário sobre política industrial a partir desta quinta-feira (18)

Estão previstos 11 encontros setoriais em diversos estados e um internacional; primeiro acontece em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A IndustriALL Brasil reúne organizações sindicais dos ramos metalúrgicos, químicos, têxtil e vestuário, alimentação, construção civil e energia - Foto: Divulgação

A IndustriALL-Brasil, em parceria com a SASK (Suomen Ammattiliittojen Solidaarisuuskeskus) e IndustriALL Global Union, inicia a partir desta quinta-feira (18), às 9h, uma série de seminários sobre Política Industrial no Brasil. Os encontros têm como objetivo diagnosticar os problemas da indústria brasileira através dos recortes regionais.

O primeiro debate, nesta quarta, acontece na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Porto Alegre e Triunfo (SINDIPOLO), na Avenida Júlio de Castilhos, 596, Centro Histórico Porto Alegre. 

Estão previstos 11 encontros setoriais em diversos estados de federação e um internacional, com a presença de grandes sindicatos e trabalhadores da Indústria ao redor do mundo.

Na capital gaúcha o debate tem início com a apresentação de um um estudo sobre o segmento com o recorte estadual, feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Na sequência, os grupos de trabalho tratam sobre os desafios da indústria. No período da tarde, ocorrem os encaminhamentos do seminário.

“É preciso discutir o futuro da indústria no país, e buscar junto dos companheiros trabalhadores e empresários, o caminho para manter o setor forte, moderno e preparado para as transformações tecnológicas. Só assim iremos garantir os empregos e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras da Indústria no Brasil”, enfatiza o presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo da Silva.

Após o Rio Grande do Sul, o Seminário Futuro da Indústria – Desafios da Política Industrial terá encontros em Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Manaus, Goiás e São Paulo, além do fechamento internacional onde será apresentado o resultado dos debates. 

“Com o diagnóstico brasileiro, levando em conta as características regionais, iniciaremos um debate global sobre a indústria, com o objetivo de criar relações de troca de experiências, tecnologia e investimentos no setor industrial”, concluiu Aroaldo da Silva.

Sobre a IndustriALL-Brasil

A IndustriALL Brasil reúne as organizações sindicais dos ramos metalúrgicos, químicos, têxtil e vestuário, alimentação, construção civil e energia, que agregam a representação de 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras.

Lançada em novembro de 2020 pela CUT e Força Sindical, a IndustriALL Brasil busca defender os direitos trabalhistas, sociais e também uma reindustrialização do país, assim como uma política industrial efetiva, com garantia de inovação e tecnologia com trabalho de qualidade e renda.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira