Ouça e assista

“Vandalismo”: Senado aprova projeto que altera área da Floresta Nacional de Brasília

Para o ambientalista João Carlos, o PL foi votado às pressas e não passou para consulta popular

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 19h45, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - ICMBio
Brasília é um território de invasão de áreas públicas para parcelamento de classe média.

Na última semana, o Senado aprovou Projeto de Lei (PL) PL 2.776/2020, que reduz a área da Floresta Nacional de Brasília (Flona), no Distrito Federal, para fins de regularização urbana. O projeto segue para sanção presidencial e, caso seja aprovado, serão perdidos cerca de 4 mil hectares da unidade de conservação, que é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para explicar sobre os impactos do PL na vida da população do Distrito Federal e as consequências para o meio ambiente, o programa Central do Brasil desta quinta-feira (18), recebe o ambientalista e integrante do Grupo de Caminhadas Brasília João Carlos Machado.

"A curto prazo a população de baixa renda será a mais afetada, porque essa entrega da nossa floresta vai influenciar no lazer, cultura e direito à cidade do povo que mora aqui", explica.

Machado também avalia os possíveis interesses por trás do projeto, tendo em vista que foi votado um dia após sua chegada no Senado.

"Vejo um interesse claro da especulação imobiliária neste projeto. São políticos usando o período eleitoral para agradar segmentos e setores da sociedade que, infelizmente, tem força na nossa cidade e no Brasil. Vão entregar nossa floresta para especulação imobiliária", avalia.

E tem mais!

Na última semana, Jair Bolsonaro vetou a emenda parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que previa o aumento de 34% no financiamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No Trilhos do Brasil, você acompanha especialistas que avaliam o corte e destacam a importância do programa para garantir o combate à fome durante a pandemia.

Já a Parada Cultural traz indicação do show do álbum “Dolores Dala Guardião do Alívio”, do artista Rico Dalasam, em Belo Horizonte.

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 19h45, pela Rede TVT, pelos canais do Brasil de Fato e por uma ampla rede de rádios comunitárias e educativas espalhadas pelo país. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

 

Edição: Douglas Matos