Eleições 2022

Lula faz lançamento oficial da campanha no Vale do Anhangabaú em SP neste sábado

Tratado pela campanha como um "ato pela democracia", evento acontece a partir das 11h

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"A gente não tem medo de frio", disse o ex-presidente, em convite para o ato deste sábado - Ricardo Stuckert

O Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo (SP), recebe neste sábado (20), a partir das 11h, o segundo comício da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. 

O evento é tratado como o lançamento oficial da campanha de Lula. Chamado pela campanha de "ato pela democracia", ocorre no mesmo local em que, em abril de 1984, aconteceu um histórico comício da campanha Diretas Já, que pedia o fim da ditadura militar. 

Junto com Lula, estarão seu vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e os candidatos ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e ao Senado, Márcio França (PSB). O evento será transmitido pelas redes do ex-presidente e do PT.

Leia matéria sobre o comício: Em ato em SP, Lula inicia campanha defendendo Estado laico e Dilma

Na noite desta quinta-feira (18), um ato reunindo Lula e o candidato ao governo de Minas Gerais Alexandre Kalil (PSD) reuniu 100 mil pessoas na Praça da Estação, em Belo Horizonte.  

Na ocasião, Lula afirmou que "essa não é uma eleição comum. É a disputa entre a democracia e o fascismo. O que estamos discutindo aqui é se nossos filhos e netos terão a oportunidade de trabalhar. Estamos discutindo se vamos ter universidades para todos ou pra meia dúzia de privilegiados. Se vamos garantir que cada homem e mulher tenham uma casa para morar. É se cada brasileiro vai poder tomar café, almoçar e jantar todo dia".

Sem medo do frio

Nas suas redes sociais, muitos políticos e personalidades fizeram postagens com chamados para o ato. Lula e sua esposa Rosângela da Silva, a Janja, brincaram com o frio que está previsto para a capital paulista neste sábado. "Tá frio? Tá chovendo? Mas não tem problema, a gente vai lá esquentar aquele lugar amanhã", disse Janja.

"É muito importante a gente ir no Vale do Anhangabaú. Tem previsão de frio, ora, mas a gente não tem medo de frio. Se você tem namorada, abrace ela e vá para o Vale do Anhangabaú", reforçou o ex-presidente.

Alckmin também convidou para o ato, que chamou de "uma grande festa cívica".

Antigo correligionário do candidato a vice, o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB) também participará do comício, segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha. "Acho importante a vitória do Lula, não apenas para derrotar [Jair] Bolsonaro, cujo governo eu considero um desastre de todos os pontos de vista, mas também porque precisamos de um presidente mais sensível ao grande drama da desigualdade do país", afirmou o tucano, segundo a coluna.

O perfil do PT de São Paulo divulgou vídeos de personalidades como o cantor Otto, o rapper GOG e a atriz Bete Mendes com chamados para o ato.

Veja abaixo algumas manifestações:

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho