ASSISTA

Márcia Tiburi debate cultura do ódio no Bem Viver na TV

A filósofa e professora universitária saiu do Brasil em 2019, por causa de perseguições e ameaças de morte

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Para Márcia Tiburi, houve uma "implantação do ódio no Brasil" - Divulgação

A próxima edição do Bem Viver na TV, produção do Brasil de Fato, continua destacando assuntos relacionados a eleições. Dessa vez, a convidada para falar sobre o tema é a filósofa e professora universitária Márcia Tiburi

Autora do livro “Como conversar com um fascista”, ela analisa as motivações por trás dos discursos e ações de ódio que acontecem dentro e fora das mídias digitais. 

“O ódio pode ser produzido a partir de uma administração daquilo que nos afeta, que são então, os afetos. E eu considero que, no Brasil, houve uma implantação do ódio. A partir de 2013, houve uma manipulação dos afetos e o ódio veio a ser um afeto bastante manipulado, bastante administrado”, afirma. 

Leia também: "Vivemos uma ditadura miliciana", diz Márcia Tiburi

Márcia Tiburi fala sobre o tema a partir de conhecimento e também de experiência: desde 2019, ela mora fora do Brasil devido a diversas perseguições e até mesmo ameaças de morte que recebeu. Ela acredita que o combate ao ódio deve fazer parte de um projeto para o país. 

“Acho que é muito importante que haja um projeto, no governo que há de vir, que seja capaz de engajar educação, cultura, saúde, segurança, reflexão. Que possa unir todas as frentes nas quais a gente poderá construir uma cultura que se organize pelo respeito às singularidades, pelo respeito à existência, ao bem estar, à vida dos indivíduos que existem nesse mundo”.

E tem mais...

O Momento Agroecológico traz uma reportagem especial sobre a realidade de camponesas e camponeses do assentamento Marielle Vive, em Valinhos/SP.  Apesar de liderarem uma produção inovadora de alimentos saudáveis, eles vivem sob ameaça de despejo. 

Já no Mosaico Cultural, pequenos negócios liderados por mulheres no Ceará mostram que a moda pode, sim, ser sustentável. 

E ainda, a Comissão Pastoral da Terra manda um salve e apresenta a Campanha Contra a Violência no Campo. 

Comida de Verdade

A chef Letícia Massula ensina mais uma receita de reaproveitamento. O caldo de ossos de alguns programas atrás incrementa um prato que é uma marca da Chapada Diamantina, na Bahia - o Godó. Veja como fazer: 

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

4 bananas verdes
2 colheres de manteiga de tutano ou banha de porco ou óleo
1 pote de caldo de ossos
200g de carne de sol ou charque dessalgados ou musculo ou suã ou a carne que tiver mais barata, é só pra dar gosto mesmo
1 cebola picadinha
Um punhado de talos de coentro
2 tomates picadinhos
1 pimentão picadinho
Cheiro verde e pimenta

Modo de preparo: 

Refogue cebola, pimentão e talos de coentro e cebolinha na manteiga de tutano ou banha com uma pitada de sal deixe dourar. Junte o alho e deixe que sue.

Descasque e corte a banana verde embaixo de água corrente pra não grudar na mão. Reserve.

Junte o músculo cortado em cubinhos e refogue até pegar cor. Junte o tomate picadinho e refogue até começar a desmanchar. Junte a banana verde cortada em cubinhos, refogue e junte água até cobrir. Cozinhe na pressão por 10 minutos.

Ajuste o sal e finalize com muito cheiro verde. Pode comer puro que nem sopa ou com arroz, feijão e saladinha pra arrematar.

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Vivian Virissimo