Ouça e assista

Defesa de direitos: Em 2021 foram realizadas 721 greves, segundo estudo do DIEESE

Levantamento aponta que reforma trabalhista contribuiu para o ataque dos direitos e aumento das mobilizações

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 19h45, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Foto: Joka Madruga
São trabalhadores que reivindicaram o básico porque nem os próprios salários estevam sendo pagos

Um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), apontou que em 2021, os trabalhadores e as trabalhadoras brasileiras fizeram 721 greves. Quase dois terços dessas mobilizações (65%) foram deflagradas por empregados da iniciativa privada e a maioria foi contra ataques aos direitos. Para analisar o levantamento e expor o cenário destas mobilizações o programa Central do Brasil desta segunda-feira (22), abre a semana recebendo Rodrigo Linhares, responsável pelo Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG) do DIEESE.

"A maioria das greves foi de caráter defensivo, ou seja, a luta dos trabalhadores foi para manter as condições de trabalho conquistadas, que estavam sendo ameaçadas. As pautas eram para garantir o respeito a condições mínimas de trabalho".

E mais

No Trilhos do Brasil, você acompanha ações solidárias que acontecem em vários estado brasileiros. A reportagem mostra que diante da ausência de políticas públicas para combater a fome no país, é a atuação da própria população que tem ajudado a superar este quadro.

Na Parada Cultural a indicação é a programação de celebração dos 40 anos do Centro Cultural São Paulo. Entre as atrações, o CCSP tem seminário internacional, exposição que percorre os caminhos da criação e tombamento de equipamento cultural.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra