Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

Eleições 2022

Candidatas ao Senado defendem ação do legislativo para reconstrução nacional

BdF Eleições entrevistou as candidatas do Paraná Eneida Desiree Salgado (PDT) e Marlei Fernandes (PT)

23.ago.2022 às 17h14
Curitiba (PR)
Redação

O Bdf Eleições entrevistou as candidatas ao Senado pelo PR, Eneida Desirre Salgado, pelo PDT, e Marlei Fernandes (PT), suplente do mandato da Federação da Esperança - Reprodução/Internet

Nas eleições de 2022, está em disputa uma das três vagas ao Senado pelo Paraná, cargo com mandato de oito anos. O BdF Eleições entrevistou duas mulheres candidatas por partidos e federações progressistas: Eneida Salgado (PDT), professora licenciada de Direito Constitucional e Eleitoral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Marlei Fernandes (PT), diretora licenciada da APP-Sindicato e da Confederação Nacional da Educação (CNTE), suplente na candidatura junto à Rosane Ferreira (PV) e Elza Campos (PCdoB), que formam a Federação Brasil da Esperança.

Reconstrução do Estado

Ao apresentar suas propostas, caso eleita para o mandato ao Senado, Eneida defendeu a reconstrução constitucional. “O que a gente teve nos últimos anos foi o desmonte desse projeto de Estado Social, não só na aprovação de legislação, com reformas que desfiguraram como a Constituição moldava o Estado brasileiro, como eram o alcance dos direitos sociais, a distribuição de renda, o teto de juro, o teto de gastos, mas o senado fez ainda algo que é igualmente preocupante: deixou de fiscalizar o poder executivo", apontou.

Entre suas propostas para essa reconstrução está garantir às pessoas dignidade de fato, afastando emendas que desconstruíram o arcabouço social brasileiro.

“Não há dignidade parcial na sociedade. Então nós temos que afastar essas reformas. Afastar a reforma trabalhista, o teto dos gastos, aprovar de maneira urgente uma renda mínima universal para todas as pessoas, […] precisa de uma segurança alimentar, trabalhar a educação, recuperar o que já estava escrito lá: investimento no SUS, as universidades serem recuperadas, criação de novas universidades…e eu acredito que a gente precise também de uma reforma tributária”, disse.

Marlei também destacou a importância do papel do legislativo na reconstrução nacional. “Chegar ao Senado significa olhar o orçamento brasileiro a partir da necessidade do povo. Aprovar mais políticas públicas, como a renda universal para todos e todas, desfazer as reformas colocadas, como a reforma do ensino médio, que para nós da educação básica é uma expulsão dos nossos jovens do direito de estudar, […] revogar essa reforma da previdência que abandonou e abandona as pessoas com mais idade. Vamos ter que também desfazer a reforma trabalhista, que formalizou a informalidade no nosso país. Lutar contra a violência que atinge as mulheres do nosso país, que a pandemia demonstrou ainda mais perversa”, afirmou.

Federalismo de fachada

Eneida também entende que o Brasil tem um "federalismo de fachada" e que é preciso ampliar as manifestações dos estados e a criação de políticas públicas próprias. Defende, para isso, a distribuição de competências entre o governo federal e os governos estaduais.

“Não dá mais para vivermos com um parlamento que é feito de pessoas que não se importam com o povo paranaense, com o povo brasileiro. O olhar social é exigido para quem vai fazer essa representação”, afirmou, dizendo que os representantes do Paraná no Senado são muito iguais e não representam as diversas vozes da população.

Mais mulheres no Senado

Marlei Fernandes apontou a desigualdade de gênero na política institucional e a necessidade de aumentar a quantidade de mulheres eleitas. “Nós somos 52% da população brasileira, nós estamos na política, nós estamos nos partidos. Precisamos de mais mulheres no congresso, na câmara, nas assembleias legislativas, no senado federal, que é majoritariamente masculino", disse.

As entrevistas do BdF Eleições são realizadas todas as terças, às 11h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do Brasil de Fato Paraná. Assista à entrevista completa com Marlei Fernandes e Eneida Desiree Salgado.

Editado por: Ana Carolina Caldas
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Pequeno respiro

Desmatamento cai em todos os biomas; Amazônia tem redução recorde e Cerrado ainda lidera devastação

MAPBIOMAS

Mais de 97% do desmatamento no Brasil nos últimos anos é resultado de pressão do agronegócio, aponta estudo

ARTIGO

Osias Gomes: o homem que transformaram em louco

ARTIGO

No meio do caminho tinha uma COP…

CABE RECURSO

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.