golpe

Pesquisa aponta crescimento de 404% no número de fraudes em vendas online no Rio de Janeiro

Aumento foi notado pelo levantamento feito pela Konduto nos primeiros quatro meses de 2022 em comparação com 2021

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
É importante que a pessoa, ao realizar compras online com cartão, verifique se o site da compra é mesmo seguro - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

As tentativas de fraudes cresceram 404% nos quatro primeiros meses de 2022 no Rio de Janeiro. Os dados são da pesquisa da Konduto, empresa antifraude para pagamentos on-line da Boa Vista SCPC, parceira do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro.

O estudo leva em conta a comparação dos primeiros quatro meses de 2022 com o mesmo período do ano passado, quando também houve aumento nas vendas de 240%.

Leia também: Telegram, fraude nas eleições e extrema direita são a fórmula da desinformação em 2022

Segundo o levantamento, o estado responde por cerca de 10% das vendas de e-commerce do país e é responsável por 18% das tentativas de fraudes on-line.

Já São Paulo, que responde por 33% das vendas de e-commerce, registrou 31% das tentativas de fraudes no Brasil, no 1º quadrimestre deste ano. Nesse período, o aumento das tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas on-line.

Fraude em horário comercial

Ao segmentar seus dados por horário, o levantamento apontou que no Brasil, das 12h às 14h, acontece a maior parte das tentativas de fraudes: 20% do volume total de fraudes ou 18% das vendas do 1º trimestre foram registrados durante esse horário.

Em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem nesse período. 

“As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com as vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, diretor de serviços antifraude na Boa Vista.

Os dados nacionais da empresa também revelaram que, no 1º trimestre de 2022, domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo on-line, com apenas 12,19% das compras realizadas neste dia. Também foi o dia com a menor incidência de fraudes, com um índice de 9,48%. 

Por outro lado, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda-feira, que representou 17,48% das tentativas de fraude.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse