CINEMA NACIONAL

Conheça os seis filmes brasileiros pré-selecionados para concorrer à indicação ao Oscar

Na semana que vem, 19 jurados se reúnem para escolher a produção que representará o Brasil 

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
cinema nacional
“A viagem de Pedro” e “Marte Um” estão em cartaz nas salas de cinema do Brasil - Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou na última terça-feira (30) a lista com os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na premiação do Oscar 2023. 

São eles: A Mãe, de Cristiano Burlan, A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, Carvão, de Carolina Markowicz, Marte Um, de Gabriel Martins, Pacificado, de Paxton Winters, e Paloma, de Marcelo Gomes.

Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição será realizada em dois turnos. Na próxima segunda-feira (5), será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar.

Presidida por Bárbara Cariry, a Comissão de Seleção deste ano é formada por 19 membros: André Pellenz, Barbara Cariry, Cavi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, José Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Costa, Renata Almeida, Talize Sayegh, Waldemar Dalenogare Neto, Zelito Viana. 

Veja a sinopse de cada filme:

A Mãe 

Segue a jornada de Maria, migrante nordestina e vendedora ambulante em busca de seu filho Valdo, supostamente assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Em busca de descobrir o paradeiro do filho, Maria enfrenta diversas adversidades.

A Viagem de Pedro 

1831, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal.

Carvão 

Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar.

Marte Um 

Durante as tensões de um governo conservador, os Martins, uma família negra de classe média baixa, tem uma mãe que cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, o pai que quer ver o filho virar jogador de futebol e o pequeno Deivinho, que sonha em colonizar Marte.

Pacificado 

A introspectiva Tati, de 13 anos, luta para se conectar com seu distante pai, Jaca, recém-saído da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” luta para ocupar as favelas do Rio, ela e o pai navegam entre os obstáculos que ameaçam suas esperanças.

Paloma 

Paloma trabalha como agricultora no sertão de Pernambuco, ela quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher trans, não vai desistir e vai continuar lutando por seu sonho.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda