violência política

Cristina Kirchner sofre tentativa de assassinato por um brasileiro de 35 anos

Vice-presidenta argentina chegava em casa quando um homem apontou uma pistola para sua cabeça; arma não teria funcionado

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Momento em que a arma é apontada para a cabeça de Cristina Kirchner; ainda não se sabe se a arma é verdadeira - Reprodução

Um cidadão brasileiro foi preso com uma pistola na noite desta quinta-feira (01) a poucos metros da vice-presidenta da Argentina Cristina Kirchner, quando ela se aproximou para cumprimentar a militância que a esperava em frente a sua casa no bairro da Recoleta. As imagens mostram uma arma empunhada por alguém não identificável na multidão. A arma estava carregada com 5 balas, mas não teria funcionado ao momento da tentativa de disparo.

O Ministro de Segurança da Argentina, Aníbal Fernández, afirmou ao jornal Clarín que o detido, identificado como Fernando Andres Sabag Montiel, de 35 anos, portava uma pistola. Ele já havia sido preso em março de 2021 por porte de armas não convencionais. O brasileiro seria cidadão permanente na Argentina desde 1993.

Em uma foto que circula do homem que tentou assassinar Cristina Kirchner é possível observar uma tatuagem de um sol negro, símbolo nazista, em um cotovelo.

Continua após publicidade


Fernando Andres, homem que tentou assassinar Cristina Kirchner, possui um símbolo nazista tatuado no cotovelo esquerdo. / Reprodução

"Agora a situação tem que ser analisada pelo nosso pessoal da Científica para avaliar os traços e a capacidade e disposição que essa pessoa tinha", afirmou Fernández.

Nas últimas semanas, o termômetro social foi pautado pelo pedido de 12 anos de prisão à vice-presidenta e a vigília que se instalou em frente à sua casa em apoio à Cristina e em repúdio ao processo de lawfare em curso.

A presidenta da Câmara dos Deputados, Cecilia Moureau, destacou em uma conferência de imprensa no Congresso por volta das 23:40 que amanhã será realizada uma reunião de ministros para tratar do assunto, além de sessões de repúdio nas câmaras de deputados e de senadores e conselhos deliberantes.

Na conferência, o deputado Sergio Pallazo destacou o apoio recebido também por parte de políticos da oposição. "Recebemos visitas de senadores da oposição e valorizamos isso", destacando que amanhã também haverá uma mobilização em repúdio ao atentado. "O repúdio será não apenas com o atentado de hoje, mas contra o ataque sistemático que Cristina recebe há tempos. Às 10:30, teremos uma reunião para tratar do pedido feito por alguns dirigentes de um cesse de atividades e mobilização condenando a violência política na Argentina."

O senador José Mayans também realizou uma intervenção, notavelmente abalado. "Expressamos nosso repúdio e demonstramos nossa tristeza e queremos expressar à vice nossa solidariedade por esse acontecimento lamentável, contra ela e sua família. Esperamos o esclarecimento de forma imediata. Queremos a paz social para a Argentina."


Arma apreendida que foi utilizada no atentado contra a vice-presidenta Cristina Kirchner / Reprodução

Solidariedade internacional

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou sua solidariedade a Cristina Kirchner em sua rede social.

 

O ex-presidente boliviano também condenou o ataque à vice. "A Pátria Grande está com você, irmã. A direita criminosa e servil ao imperialismo não passarão. O povo livre e digno da Argentina a derrotará", escreveu.
 

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel afirmou estar "consternado com a tentativa de assassinato contra Cristina Kirchner".

*Colaborou Fernanda Paixão, de Buenos Aires, Argentina

Edição: Thalita Pires