Ouça e assista

Comemorações do 7 de setembro: "comício escancarado", diz Altamiro Borges

O Central do Brasil também remonta a linha do tempo da Independência do Brasil, com a historiadora Heloisa Murgel

Ouça o áudio:

Bolsonaro no desfile militar, antes de fazer seu discurso em ato realizado nesta terça-feira (7), em Brasília - Alan Santos/PR
O que ocorreu neste 7 de setembro foi um verdadeiro crime eleitoral nunca visto na nossa história

Após o desfile cívico-militar do bicentenário da Independência, em Brasília, neste 7 de setembro, Jair Bolsonaro (PL) discursou ao lado da primeira dama Michele Bolsonaro e do empresário, Luciano Hang, dono da Havan e investigado pela Polícia Federal. O candidato passou a mensagem aos seus apoiadores  e reforçou gritos antidemocráticos.

Logo após as comemorações do presidente no 7 de setembro, partidos da oposição (PSOL e PT), alegaram que irão acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontando abuso de poder econômico e político por parte do presidente nos atos do dia da Independência brasileira, realizados nesta quarta-feira.

As campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de Ciro Gomes (PDT) e de Soraya Thronicke (União Brasil) também anunciaram que irão acionar o Judiciário pelos mesmos motivos. O jornalista Altamiro Borges participa do programa Central do Brasil desta quinta-feira (8) e comenta as acusações de uso eleitoreiro das comemorações por parte de Bolsonaro.

"Como os advogados da ação alegaram, o Bolsonaro usou um evento oficial para discursar como candidato. Vimos o uso de recursos e estruturas públicas para fazer campanha eleitoral".

O jornalista também comenta sobre as possíveis consequências das ações contra o candidato à reeleição.

"Tudo isso caracteriza crime eleitoral e pode, inclusive, resultar na cassação da candidatura de Jair Bolsonaro", avalia.

E mais

Em Pernambuco, profissionais da enfermagem preparam mobilização em resposta à suspensão do piso salarial da categoria pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Você acompanha, na reportagem, os desdobramentos desta organização da categoria.  Ainda na semana da Independência, o programa traz a segunda parte da entrevista com a historiadora Heloisa Murgel que analisa o contexto da Independência do Brasil e a importância da defesa da democracia.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

 

Edição: Monyse Ravena