Mais sanções

Estônia, Letônia, Lituânia impõem restrição à entrada de russos com vistos de turista

Proibição será aplicada a cidadãos russos com vistos Schengen; Finlândia não aderiu nova sanção

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Um funcionário ajusta passaportes russos em branco em uma fábrica de Goznak em Moscou em 11 de julho de 2019. - Alexander Nemenov / AFP

Letônia, Lituânia e Estônia concordaram em restringir a entrada de russos através das fronteiras terrestres com a Rússia e a Bielorrússia. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores da Letônia, Edgar Rinkevich, nesta quinta-feira (8).  

A proibição será aplicada a cidadãos russos com vistos Schengen válidos (a área Schengen é composta por 26 países europeus que acordaram permitir o livre trânsito de cidadãos entre suas fronteiras). Uma exceção será feita para caminhoneiros, diplomatas e aqueles que entrarem por motivos familiares e humanitários.

As decisões serão tomadas pelos governos nacionais e entrarão em vigor ao mesmo tempo. A data estimada de entrada em vigor da restrição é 19 de setembro.

A Finlândia, que também faz fronteira com a Rússia, ainda não aderiu às novas medidas restritivas. Durante uma coletiva de imprensa dos ministros das Relações Exteriores dos países nórdicos e bálticos, o chanceler finlandês especificou que, do ponto de vista das autoridades finlandesas, fizeram "tudo o que consideraram possível nas atuais condições" no âmbito das restrições de vistos e, assijm, aguardará novas recomendações da Comissão Europeia. Ele lembrou que o número de vistos de turista emitidos para russos já foi reduzido em 10 vezes.

Em 31 de agosto, a União Europeia decidiu suspender o acordo de 2007 com a Rússia de simplificação da emissão de vistos, após os países da UE não terem chegado a um acordo sobre uma proibição total da emissão de vistos para os russos.

Edição: Arturo Hartmann