Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

piso da enfermagem

Ato em defesa do piso salarial da enfermagem, em Fortaleza aprova estado de greve e mobilização

Ato reuniu aproximadamente 10 mil profissionais.

09.set.2022 às 17h28
Fortaleza (CE)
Francisco Barbosa

No final do ato, as categorias aprovaram o estado de greve e mobilização. - Foto: Divulgação Sindifort

Na manhã de hoje (09), o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), juntamente com outras entidades sindicais representativas da enfermagem realizaram ato em defesa do piso salarial da enfermagem. A concentração do ato aconteceu em frente ao Náutico. De acordo com a organização, a ação reuniu aproximadamente 10mil profissionais. Participaram do ato a CUT, Fetamce, Sindifort e a Frente Cearense pela Valorização da Enfermagem.

Ana Miranda, vice-presidenta do Sindifort afirma que a mobilização foi “muito emocionante, a enfermagem unida em um mesmo som. Queremos nosso piso respeitado”.

Ana Miranda afirma que “Nós consideramos muito importante o ato de hoje porque ele tanto tem o objetivo de dialogar com a sociedade que nos deu apoio em todo o período das lutas pela aprovação do PL 2564 como também dialogar com o próprio STF. Porque entendemos que tanto o nosso PL 2564, como a PEC 11, que se transformaram depois em Emenda Constitucional 124 e na Lei 14.434, seguiram a tramitação normal, tanto no Senado como na Câmara dos Deputados, sendo a PEC promulgada antes que a Lei fosse sancionada, ou seja, quando o PL 2564 se tornou Lei já havia uma previsibilidade constitucional através da Emenda Constitucional 124”.

No final do ato, as categorias aprovaram o estado de greve e mobilização.

Denúncia

Em suas redes sociais a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) informou que alguns de seus funcionários e dirigentes, que estavam presentes no ato foram agredidos por representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde/CE) e pela presidenta licenciada do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE).

“Os agressores invadiram o trio elétrico contratado pela Fetamce e sindicatos de servidores filiados, que seria um dos carros de som do movimento. Eles não aguardaram o fornecimento de pulseiras de acesso, já que o nome de representantes das entidades estava na lista de pessoas autorizados a subir no veículo, e, liderados por Ana Paula e Martinha Brandão, presidenta licenciada do Sindsaúde, acompanhadas de grupo de homens, alguns armados, usaram a força. Foram tapas, murros, empurrões e ameaças, que atingiram não só dirigentes da Fetamce e sindicatos, mas funcionários e seguranças que fariam o apoio ao movimento”, informa a Fetamce.

Nossa redação entrou em contato com Sindsaúde/CE e Coren-CE para pegar mais informações sobre o ocorrido, mas até o fechamento dessa matéria não recebemos retorno.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Editado por: Camila Garcia
Tags: brasil de fato ce
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIA DAS MÃES

Mães solo enfrentam barreiras na garantia de direitos aos filhos

Morte no aeroporto

MP denuncia 18 PMs à Justiça Militar por envolvimento em morte de delator do PCC

Aposentadorias

Alckmin, em visita à feira do MST, diz que fraude no INSS ‘não começou agora, mas terminará agora’

Vaticano

Em primeira bênção dominical, Papa Leão 14 pede paz no mundo

GUERRA DA UCRÂNIA

Ucrânia pode negociar com a Rússia nesta semana se Moscou aceitar cessar-fogo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.