Após o lançamento de seu primeiro EP ,"Imensidão", o músico maranhense radicado em Curitiba Daniel Montelles apresenta seu novo trabalho, o show solo “Matriz”. A apresentação é gratuita e acontece nesta sexta (16), na Casa Heitor Sesi, às 20h.
Daniel cresceu no seio matriarcal de sua família paterna. Aprendeu a ler e escrever com a avó Maria Dulcey e teve sua mãe, Lucia, cabeleireira e manicure, como fonte de inspiração. “Matriz”, nasce do desejo do artista em trazer aos palcos as vozes das "Marias" de sua família: mulheres anônimas, mães, filhas, esposas, mães de santo, seus amores e os ventres de mulheres que lutaram e resistiram, apesar da estrutura social e financeira.
Daniel iniciou sua vida artística a partir das poesias e crônicas que escrevia ainda criança, relatando a rotina das mulheres de sua família. Professoras, donas de casa, costureiras, sempre acompanhou a luta feminina. Mudou-se para Curitiba por questões de trabalho e estudo e, em 2021, lançou "Imensidão", seu primeiro EP autoral. O artista-intérprete também integrou espaços de pesquisas negras e suas trajetórias, conhecendo o candomblé, o tambor de mina, fortemente tocado em São Luiz, e a umbanda.
“Os saberes e filosofias africanas trouxeram a direção para eu seguir cantando meu povo e as referências negras desde a infância”, conta Montelles. O repertório de "Matriz" é composto a partir de músicas autorais inéditas. O artista é acompanhado por Matheus Braga no violão.