fato ou boato?

Ferramenta do TSE permite usar o Whatsapp para combater fake news

Inédita no mundo, a ferramenta permite que eleitores busquem por temas e assuntos no próprio Whatsapp

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Assim que entra em contato, o usuário recebe na mesma conversa de whatsapp, conteúdos verificados sobre o tema perguntado - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Com o objetivo de combater as fake news nas eleições de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu um Tira-Dúvidas que funciona via Whatsapp. A ferramenta de checagem de fatos ou fakes já possui mais de 530 mil usuários cadastrados, que recebem informações confiáveis sobre eleições. 

Inédita no mundo, a ferramenta que possui parceria com o Whatsapp e as empresas de tecnologia Meedan e Infobip, permite que eleitores busquem por temas e assuntos no próprio aplicativo de mensagens. Imediatamente, o usuário recebe, na mesma conversa, conteúdos verificados sobre o tema perguntado. 

Estes links que chegam aos eleitores a fim de desmentir as fakenews são organizados por agências de checagem de notícias, parceiras da Justiça Eleitoral.  

Para que você possa conversar com o Tira-Dúvidas do TSE, basta enviar alguma mensagem para o número 61 9637-1078. Uma outra forma de acessar a conversa é clicando neste link. Ou ainda você pode apontar a câmera do seu celular para o QR code abaixo: 


Aponte a câmera do celular para o QR Code para iniciar a conversa no Whatsapp com o Tira-Dúvidas do TSE / Tribunal Superior Eleitoral

O TSE orienta que os usuários procurem o item "Ver tópicos", no menu da conversa. Lá, deve-se selecionar a opção "Fato ou boato". Na sequência o usuário encontra dicas para descobrir se uma informação sobre o processo eleitoral é verdadeira ou falsa. 

É possível, ainda, consultar se um determinado conteúdo, link, tema ou assunto é fato ou boato. Para fazer isso basta clicar em "Fazer uma consulta". Além disso, o eleitor também fica por dentro das últimas notícias verificadas pelas agências de checagem.

Caso o eleitor não receba nenhum retorno na conversa, é possível que ainda não exista nenhuma verificação sobre o tema procurado. Neste caso o TSE afirma que "a informação será encaminhada para o grupo de checadores de fatos e em breve o eleitor poderá se cadastrar para receber uma notificação quando esse conteúdo estiver disponível".

 

Edição: Thalita Pires