PROGRAMA DE RÁDIO

Paraíba de Fato conversa com economista político sobre as propostas das candidaturas na PB

Alexandre Leite analisou os planos de governo para a economia das candidaturas à presidência e ao governo do estado

Ouça o áudio:

Alexandre Leite -Economista Político - Foto: Arquivo Pessoal

E ainda na Cobertura das Eleições 2022 na Paraíba, conversamos nesse último sábado (17) com o Economista Político, Alexandre Leite, que abordou o tema: Economia e Eleições 2022 . Alexandre analisou o cenário nacional e estadual através dos planos de governo dos candidatos e candidatas à presidência e ao governo da Paraíba. Também comentou temas como a importância das políticas públicas para a economia do país e a questão da fome como um fator político e econômico no Brasil. 

"[...]De 2016 em diante tivemos uma piora significativa nos indicadores de acesso aos alimentos, de insegurança alimentar e de maior população com fome. Em 2019 várias das políticas direcionadas as questões alimentares no Brasil foram descontinuadas ou fragilizadas, o que aumentou e muito a situação de devastação de deterioração da população que passa por esse problema e a pandemia veio como uma catalisador, só fragilizou mais esse problema. Lembrando que tínhamos saído do mapa da fome e foi um sucesso para um país como o Brasil, mas voltar pra ele agora, de 2020 pra cá, foi um passo gigante pra trás. As políticas públicas, políticas de transferência de renda elas devem funcionar como um regulador da atividade econômica. Inclusive na época da discussão do auxilio emergencial, pessoas ligadas ao governo falavam que esse auxilio iria gerar uma inflação. Pensa comigo, como alguém que tem zero ou saldo negativo receber 160, 200, 300 reais vai gerar alguma inflação? Os programas de transferência de renda, principalmente diante de um quadro de pandemia, tem uma função muito importante na economia que é garantir a sobrevivência daqueles que não tem condição. [...] ", explica o professor.

O Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, das 9h às 10h, nas Rádios Sanhauá AM 1280, em João Pessoa; e sua reprise acontece aos domingos das 11 às 12h na Nordeste FM 104,9 , em Guarabira.

Confira pelo Spotify

Edição: Polyanna Gomes