Pandemia

DF: Vacina da Pfizer poderá ser aplicada em 183,4 mil crianças a partir de 6 meses de idade

Secretaria de Saúde ainda aguarda nota técnica e envio de doses para dar início à imunização desse público

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
DF ainda não tem data para iniciar vacinação de bebês a partir de 6 meses de idade, mesmo após aprovação do uso da Pfizer pela Anvisa - Orlando SIERRA / AFP

Crianças a partir de 6 meses e 4 anos de idade poderão tomar a vacina contra a covid-19 fabricada pela Pfizer. A autorização para esse público já foi dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última sexta-feira (16), mas ainda depende de uma nota técnica por parte do Ministério da Saúde com orientações de aplicação aos estados. Até então, a Pfizer poderia ser aplicada apenas em crianças a partir dos 5 anos. 

Para crianças entre 3 e 4 anos, a única vacina até então disponível era a da CoronaVac, mas a aplicação foi suspensa no mês passado, no Distrito Federal, por falta de doses, e ainda não há previsão de ser retomada. A Secretaria de Saúde do DF estima que o quantitativo de crianças entre 6 meses e 4 anos de idade que vive na capital do país é de 183.457. Desse total, 77.663 têm entre 3 e 4 anos, público já abrangido pela CoronaVac, mas até a interrupção da vacinação, apenas cerca de 2,9 mil crianças nessa faixa etária haviam sido imunizadas.

"A Secretaria de Saúde esclarece que aguarda Nota Técnica do Ministério da Saúde com as orientações sobre a vacinação contra covid-19 de crianças a partir de 6 meses de idade. A pasta destaca que será necessário aguardar o envio de doses por parte do Ministério para dar início à vacinação para esse público", informou a Secretaria ao Brasil de Fato.

Sobre a retomada da vacinação de crianças com a CoronaVac, a pasta disse que aguarda o envio de novas remessas pelo governo federal. Desde o início da campanha de imunização contra a covid-19, cerca de 86,33% da população apta do Distrito Federal tomou ao menos duas doses de vacina.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino