Bahia

Rádio

Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres são destaques da edição 49 do Brasil de Fato Bahia

Saúde mental dos estudantes universitários e mobilização dos profissionais de enfermagem também são destaques

Brasil de Fato | Salvador (BA) |

Ouça o áudio:

A descriminalização do aborto é uma pauta histórica do movimento feminista, que vem conquistando vitórias em diversos países da América Latina - Levante Popular da Juventude

No programa Brasil de Fato Bahia você encontra notícias do estado e do país a partir de uma visão popular. Nessa edição, tem reportagem sobre a luta nacional dos trabalhadores de Enfermagem na defesa do piso salarial da categoria, matéria sobre como funciona a votação proporcional para a eleição dos deputados e a agenda cultural da Bahia para as próximas semanas.

Na semana do Dia Latino-americano e Caribenho pela Descriminalização do Aborto, celebrado na próxima quarta (28), o Brasil de Fato Bahia entrevista a doutora em Saúde Pública e epidemiologista Emanuelle Góes. Emanuelle conversa conosco sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, o racismo envolvendo o acesso das mulheres negras à saúde pública e analisa o avanço da descriminalização do aborto em diversos países da América Latina nos últimos anos.

A saúde mental nas universidades também é tema desse programa. Arlindo Pereira, Coordenador Geral do DCE da UFBA e diretor de Políticas Educacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), e Ana Alice Brandão, assistente social do NAP - Núcleo de Apoio psicopedagógico e psicossocial da UEFS, analisam os impactos da pandemia na saúde mental dos universitários e apontam algumas saídas para lidar com essa questão.

No quadro Cozinha Baiana tem uma receita deliciosa de caruru ensinada pelo chefe de cozinha e pesquisador da culinária baiana Elmo Alves.

E no giro do Nordeste em 20 minutos trazemos as principais notícias da cobertura eleitoral da região.

 

Edição: Lorena Carneiro