Salário digno

Piso da enfermagem: profissionais pedem, em carta, apoio à população

Carta aberta lembra importância da profissão para a sociedade

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Categoria critica a desvalorização do trabalho de enfermagem no sistema de saúde - Foto: Sismuc

Profissionais da Enfermagem lançaram uma carta aberta à população pedindo apoio nas mobilizações pela efetivação do piso salarial da categoria.

Aprovado por lei em 4 de agosto, o piso salarial da enfermagem foi suspenso após liminar do Supremo Tribunal Federal, em 4 de setembro. Desde então, a categoria tem se mobilizado para garantir a efetivação do piso.

"Estamos ao lado da população nos momentos de dor e sofrimento, assegurando o cuidado e o bem-estar a todos e todas — inclusive nos tempos mais sombrios vividos durante a pandemia, quando precisamos enfrentar o colapso nas unidades de saúde", diz trecho da carta.

O documento lembra que a demanda por um piso salarial é histórica e nada mais é do que a garantia de pagamento de um valor digno pelo trabalho que esses profissionais prestam à sociedade.

"Vamos pressionar para que os Ministros do Supremo Tribunal Federal, façam valer a Lei, garantindo assim um piso salarial digno aos trabalhadores da enfermagem", pede a carta.

Ao final do documento são disponibilizados números de ouvidorias do SUS nos estados e nacional, do Fundo Nacional de Saúde, do Senado e do Congresso Nacional, para que a população ligue e pressione.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini