VIOLÊNCIA

Operação na Maré (RJ) termina com sete mortos; policiamento é reforçado em vias expressas

Moradores fizeram protesto na Linha Amarela na última segunda (26) durante ação conjunta das polícias Civil e Militar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Forças de segurança estão nos acessos da Maré e nas vias expressas da cidade nesta terça-feira (27) - Reprodução/Maré de Notícias

A operação conjunta das polícias Civil e Militar no Conjunto de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, resultou em sete mortos e 26 presos na última segunda-feira (26). No dia seguinte da ação, a PM reforçou o patrulhamento nas principais vias expressas que delimitam a comunidade: Linha Amarela, Linha Vermelha e Avenida Brasil.

Leia mais: Artigo | Cotidiano mareense impactado por uma operação, mas o que incomoda a cidade do Rio?

O governo do Rio alega que a operação mobilizou as forças de segurança em caráter emergencial para impedir uma invasão criminosa. No confronto, moradores, motoristas e passageiros ficaram no meio do fogo cruzado.

Cerca de 50 linhas de ônibus municipais que circulam na região foram afetadas, informou o portal G1. Segundo a PM, a operação apreendeu armas, drogas e veículos roubados.

Nesta terça-feira (27), agentes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), do Batalhão de Choque e Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) estão nos acessos da Maré e nas vias expressas.

Vídeos nas redes sociais mostram que moradores organizaram um protesto e chegaram a bloquear um trecho da Linha Amarela durante a tarde de segunda (26). Já na Avenida Brasil, moradores queimaram pneus para pedir o fim da ação.

Desde o início da operação na madrugada de segunda (26), o portal Maré de Notícias tem compartilhado denúncias de violações na comunidade. No vídeo abaixo, divulgado pelo portal A Voz das Comunidades, uma moradora gravou a casa destruída e com marcas de sangue. Ela afirma que teve a casa invadida por policiais durante o confronto.


📽 Reprodução pic.twitter.com/jMczWvXvfI

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita