Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

Cultura do rap na zona Oeste do Rio é tema do novo episódio do Papo na Laje

A Roda do Pistão é um movimento que exalta a cultura hip-hop em Campo Grande desde 2012

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Akin e FL conversaram com a apresentadora Dani Câmara sobre o movimento cultural hip-hop na zona oeste do Rio - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (29) é sobre a cultura hip-hop em torno da roda do "Pistão", que acontecia na Praça Marechal Edgard do Amaral desde 2012, em Campo Grande, na zona Oeste do Rio. Os organizadores do evento planejam retomar as atividades ainda este ano.

Os convidados do episódio são dois jovens moradores do bairro envolvidos na roda cultural desde a sua primeira edição. O produtor e rapper Akin e Felipe Machado, conhecido como FL.

Leia mais: “Onde tem pista de skate tem cultura”, afirmam jovens no Papo na Laje desta quinta (22)

A ocupação da praça com atividades culturais tinha como objetivo chamar atenção para a reforma a pista de skate. Com o tempo, a roda conseguiu desconstruir esteriótipos negativos do local e mobilizar dos mais jovens aos mais velhos, relembrou Akin.

"Os moradores perceberam que a gente não tava ali para fazer bagunça. A roda acabou virando um ambiente familiar, conseguimos destruir várias barreiras invisíveis. Do preconceito, da criminalização. Adolescentes que saíam de territórios ditos rivais se encontravam na roda e ficavam amigos", disse.

Para FL, as batalhas de rima também fazem parte de um processo educativo para a juventude. "A gente lida com várias questões que tornam o fazer cultural mais difícil na zone oeste. Se você quer ser MC vai ter que aprender sobre vários temas porque toda semana vai ter que falar na batalha. Isso ajuda a expandir a mente, sair da zona de conforto", pontua.

Eles também falaram sobre a cultura do rap e a responsabilidade de passar uma mensagem de protesto nas composições. "Muita gente não entende, mas a cultura hip-hop é uma religião. Para uma música ser considerada rap ela precisa ter o cunho político e social. Vários estilos musicais não tem essa preocupação. O rap tem o dever de passar para a sociedade o que ela precisa ouvir", defendeu Akin.

A segunda temporada do Papo na Laje é transmitida na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. Também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.

Assista:

 

Edição: Mariana Pitasse