Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Política
  • Direitos
  • Opinião
  • Cultura
  • Socioambiental
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Luta por direitos

MST Ceará debate a conjuntura política brasileira com a presença de Chico Pinheiro

Jornalista veterano já havia declarado apoio às candidaturas do MST e ao candidato Lula

01.out.2022 às 09h30
Fortaleza Ceará
Amanda Sobreira

Plenária de análise da conjuntura política do país, realizada no último dia 29, no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto do MST. - Tainá Oliveira

Mandioca, batata, feijão, arroz. Tudo orgânico. Alimentos produzidos onde antes havia terra improdutiva, latifúndios grilados com crimes ambientais, e muitas vezes esquecidos, que montam uma grande concentração fundiária destinada à empresas do agronegócio e políticos da bancada ruralista.

Fundado oficialmente em 1984, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) luta pela reforma agrária e por justiça social num país que possui um dos maiores índices de concentração de terras e de renda do planeta. Enquanto luta por reforma agrária, o MST alimenta em média as 450 mil famílias assentadas com o que é produzido nos seus territórios conquistados. O que sobra é doado, como aconteceu na pandemia da Covid-19, quando o Movimento doou mais de 6 mil toneladas de alimentos e mais de 1 milhão de marmitas para pessoas que voltaram à situação de fome e insegurança alimentar, em 24 estados do Brasil. 

Outra parte do que é produzido pelo MST é comercializada nas feiras da agricultura familiar, onde as organizações e cooperativas vendem produtos agroecológicos e reafirmam a importância de defender a reforma agrária e a luta pela terra. Além disso, a iniciativa aproxima o MST da população das grandes cidades, integrando as pessoas e dando a oportunidade delas entenderem a proporção e a importância do movimento.

Nessa perspectiva de lutar por mudanças sociais no país, o MST tomou uma decisão inédita e lançou 15 candidatos para ocupar o parlamento com representantes próprios em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal, nas eleições de 2022. Todos pelo Partido dos Trabalhadores. No Nordeste, são três candidaturas ao legislativo estadual, no Ceará, Pernambuco e Bahia; e à Câmara Federal, pelo Maranhão. O amadurecimento político e o crescimento do MST incomodaram grupos de direita e empresários. No Ceará, por exemplo, Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil), candidatos ao governo do estado, tentaram incriminar as iniciativas do Movimento na propaganda eleitoral. 

"Há um desespero à medida que a nossa campanha cresce. É inadmissível escutar de alguém que pretende ser o governador do Ceará, uma agressão contra a integridade das pessoas e das organizações. O MST luta por uma sociedade mais justa. Só no Ceará, nós doamos 70 toneladas de alimentos durante a pandemia. Somos um movimento que luta para melhorar a vida do povo, tirando os trabalhadores e camponeses da fome e da miséria”, afirmou o candidato a deputado estadual do Ceará, Missias do MST, durante a plenária que analisou a conjuntura política do país, na noite do último dia 29, no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto.

O evento contou com a participação do jornalista carioca Chico Pinheiro, que já declarou apoio aos candidatos ligados ao MST e ao candidato Lula (PT).  Para Chico, o crescimento do MST e o desejo de ocupar o parlamento com seus representantes, incomoda quem tem o poder no Brasil. “Naturalmente, nesse país que tem mais de 500 anos, com uma classe dominante insensível, egoísta e que massacra os trabalhadores, qualquer movimento que surja no meio popular, com força e verdade, apavora os donos do poder, desse grande latifúndio chamado Brasil.  Mas eles não passarão. Vejo com muita esperança, movimentos aparecendo por todos os lados e as pessoas começando a entender o que realmente é o MST, um Movimento que quer justiça para os brasileiros, em um país onde poucos têm muito, e muitos não tem nada”, ressaltou o jornalista.

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais e Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, também esteve na plenária e conversou com o BDF. Ele falou sobre o lançamento das candidaturas do MST e fez um balanço das campanhas ligadas ao movimento. “O principal desafio é a luta contra o golpe. Essa trincheira da disputa institucional através das eleições, é a única possibilidade na atual democracia, de tentarmos segurar o fascismo, o golpismo e dar um recado pra sociedade brasileira: Que o MST faz suas lutas de rua, de massa, ocupando latifúndio, mas também temos um compromisso com a democracia. Por isso, consolidamos o apoio político para que o Lula faça as mudanças que precisam ser feitas e eu não estou falando das pautas do MST. É a mudança do país sendo trabalhada em conjunto, buscando melhor salário mínimo,  distribuição de riqueza,  melhorias na educação e na segurança pública”, defendeu.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Editado por: Camila Garcia
Tags: mstreforma agrária
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

INTERNACIONALISMO

Ativistas palestinas participam de encontro no Recife, nesta quinta-feira (3)

JUSTIÇA TRIBUTÁRIA

Campanha do PT por taxação dos mais ricos mira Congresso, que ‘fala em corte, mas aumenta seus gastos’, diz cientista político

MOVIMENTO CAMPONÊS

Combate à fome no Haiti: centro agroecológico forma agricultores para produzir comida de verdade

AGROECOLOGIA

Teste confirma que cuscuz produzido pelo MST em Pernambuco não tem agrotóxicos ou transgênicos

Desrespeito

Bancada do agro usa sessão na Câmara para atacar Marina Silva e políticas ambientais

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.