Eleições 2022

Pesquisa CNT/MDA mantém indefinição sobre 2º turno; Lula tem 48% dos válidos e Bolsonaro, 39%

Segundo o levantamento, 35,6% dos eleitores de Ciro Gomes e de Simone Tebet admitem mudar de voto

São Paulo | SP |

Ouça o áudio:

Divulgada neste sábado (1), a pesquisa CNT de Opinião, feita pelo Instituto MDA, mantém a indefinição sobre a existência do segundo turno - Reprodução/Twitter

Divulgada neste sábado (1), a pesquisa CNT de Opinião, feita pelo Instituto MDA, mantém a indefinição sobre se vai haver um segundo turno na disputa presidencial. No levantamento do instituto, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 48,3% dos votos válidos, contagem que exclui brancos, nulos e indecisos. Em segundo, Jair Bolsonaro (PL) soma 39,7%.

Em relação ao último levantamento da CNT/MDA, divulgado no dia 15 de setembro, Lula manteve 48% e Bolsonaro oscilou positivamente 1%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

:: “Robusto e transparente”: delegações estrangeiras elogiam processo eleitoral brasileiro ::

Ciro Gomes (PDT), que tinha 6%, foi a 4,9%, empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que aparece com 4,7%. Soraya Tronicke (UB) soma 1,3% e os demais candidatos pontuaram abaixo de 1%. Felipe D’Avila (Novo) tem 0,4%; Padre Kelmon (PTB), 0,3%; Sofia Manzano (PCB), 0,2%; e Vera (PSTU), que aparece com 0,1%. Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.

Troca de voto

Ainda de acordo com a pesquisa CNT/MDA, 35,6% dos eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet podem mudar de voto. Entre os que votam em Lula e Bolsonaro, a mudança de voto é possível para 8,2% e 7,8%, respectivamente.

A rejeição de Bolsonaro segue a maior entre os candidatos. Ao todo, 54,4% dos entrevistados admitem que não votariam no presidente; 46,7% rejeitam Lula; Ciro Gomes não seria votado por 53,8% dos entrevistados e Simone Tebet por 49,3%.

Confira o resultado da pesquisa:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 48,3%
Jair Bolsonaro  (PL): 39,7%
Ciro Gomes (PDT): 4,9%
Simone Tebet (MDB): 4,7%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1,3%
Felipe D’ávilla (Novo): 0,4%
Padre Kelmon (PTB): 0,3%
Sofia Manzano (PCB): 0,2%
Vera Lúcia (PSTU): 0,1%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Eymael (DC): 0%

Edição: Glauco Faria