ELEIÇÕES 2022

Mourão, Damares, Dino e Camilo: quem serão os 27 novos senadores do país

Ex-ministros e ex-governadores foram eleitos para uma vaga no Senado em 2023

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
País elegeu 27 novos senadores neste domingo (2) - Reprodução/Twitter; Evaristo Sá/AFP; Lívio Pereira; FABRICE COFFRINI / AFP

Quatro ex-ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), o vice-presidente e o ex-juiz Sergio Moro estão entre os 27 senadores eleitos neste domingo (2). Todos assumem seus postos no Congresso no ano que vem.

Continua após publicidade

Confira os eleitos em cada estado:

Acre

O jornalista e pastor Alan Rick (União) foi eleito com 37,4% dos votos válidos. Rick atualmente está no seu segundo mandato de deputado federal.

Amapá

O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União) elegeu-se para seu segundo mandato consecutivo como senador. Teve 47,8% dos votos válidos.

Alagoas

O ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) foi eleito senador com 56,6% dos votos válidos. Ele é filho do senador Renan Calheiros (MDB).

Amazonas

O senador Omar Aziz (PSD) obteve 40,8% dos votos válidos e garantiu mais um mandato no Senado. Ele foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

Bahia

Otto Alencar (PSD) também é senador desde 2015. Neste domingo, foi eleito com 58,1% do votos válidos para mais uma mandato na Casa.

Ceará

O ex-governador e ex-deputado estadual Camilo Santana (PT) foi eleito senador pela primeira vez. Obteve nesta eleição 69,5% dos votos válidos.

Distrito Federal

A ex-ministra dos Direitos Humanos do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), Damares Alves (Republicanos), recebeu 44,9% dos votos válidos e foi eleita senadora.

Espírito Santo

Outro aliado de Bolsonaro, Magno Malta (PL), recebeu 41,9% dos votos válidos no Espírito Santo e voltará ao Senado. Ele já havia sido senador de 2003 a 2019.

Goiás

Outro candidato do PL, partido do presidente, Wilder Morais foi eleito senador com 25,2% dos votos válidos. Ele já foi senador de 2012 a 2019, assumindo uma cadeira na Casa por ser suplente de Demóstenes Torres, cassado.

Maranhão

O ex-governador Flávio Dino (PSB) recebeu 61,6% dos votos válidos. Ex-juiz federal e ex-deputado federal, ele estará no Senado pela primeira vez.

Mato Grosso

Wellington Fagundes (PL)  é senador desde 2015. Foi eleito para mais um mandato no senado, obtendo 63,5% dos votos válidos em Mato Grosso.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, outra ex-ministra do governo Bolsonaro, Tereza Cristina (PP), foi eleita com 60,8% dos votos válidos. Cristina chefiou a pasta da Agricultura.

Minas Gerais

O deputado estadual Cleitinho (PSC) recebeu 41,6% dos votos válidos em Minas Gerais. Será senador pelo estado pela primeira vez.

Pará

Beto Faro (PT) é deputado federal desde 2007, tendo quatro mandatos consecutivos na Casa. Agora, vai ao Senado com 42,2% dos votos válidos.

Paraíba

Efraim Filho (União) também é deputado federal desde 2017. Recebeu 30,8% dos votos válidos e, no ano que vem, estará no Senado.

Paraná

O ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (União), ingressou na política partidária neste ano, obteve 33,5% dos votos válidos e foi eleito senador.

Pernambuco

Teresa Leitão (PT) é deputada estadual desde 2003. Nesta eleição, recebeu 46,1% dos votos válidos e foi eleita senadora por Pernambuco.

Piauí

O ex-governador Wellington Dias (PT) recebeu 51,2% dos votos válidos. Ele, que já foi senador de 2011 a 2015, voltará ao Senado no ano que vem.

Rio de Janeiro

O ex-jogador de futebol Romário (PL) foi novamente eleito senador pelo Rio de Janeiro. Recebeu 29,1% dos votos válidos no estado.

Rio Grande do Norte

O ex-ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil do governo Bolsonaro, Rogério Marinho (PL), foi eleito para o Senado com 41,8% dos votos válidos.

Rio Grande do Sul

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul. Recebeu 44,1% dos votos válidos no estado.

Rondônia

Jaime Bagattoli disputou pela segunda vez uma eleição com candidato a senador. Em 2018, perdeu. Neste ano, foi eleito com 35,8% dos votos válidos.

Roraima

Dr. Hiran (PP) é deputado federal desde 2015. Neste ano, candidatou-se ao Senado e foi eleito com 46,4% dos votos válidos.

Santa Catarina

Jorge Seif foi secretário de Aquicultura e Pesca do governo Bolsonaro. Deixou o cargo para concorrer ao Senado. Recebeu 39,7% dos votos válidos.

São Paulo

O astronauta Marcos Pontes é mais um ex-ministro do governo de Bolsonaro eleito para o Senado. Ele recebeu 49,6% dos votos válidos em São Paulo.

Sergipe

Laércio (PP) foi eleito deputado federal quatro vezes consecutivas desde 2006. Neste ano, recebeu 28,5% dos votos válidos e foi eleito senador.

Tocantins

Professora Dorinha está em seu terceiro mandato como deputada federal. Neste ano, elegeu-se para o Senado com 50,4% dos votos válidos.

Edição: Rodrigo Chagas