Criança de 3 anos

Possível caso de poliomielite é investigado no Pará

Este seria o primeiro caso em 33 anos; taxas de vacinação estão abaixo do ideal em todo o país

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cobertura vacinal diminuiu em todo o país - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) está investigando um possível caso de poliomielite em uma criança de 3 anos, moradora da cidade de Santo Antônio do Tauá, noroeste do estado. Se a suspeita vier a ser confirmada, este seria o primeiro caso registrado da paralisia infantil no país em 33 anos.

O Ministério da Saúde informou ao Brasil de Fato que enviou uma equipe ao Pará nesta quinta-feira (6) para investigar o caso, que está sendo tratado como Paralisia Flácida Aguda. 

"De acordo com informações enviadas pela secretaria estadual de saúde, o caso pode estar relacionado a um evento adverso ocasionado por vacinação inadequada. É importante ressaltar que não se trata de poliomielite", destaca a nota.

Segundo noticiou o jornal O Globo, o vírus causador da doença foi encontrado em exames de fezes da criança. Porém, como o resultado pode ser indicativo de outras enfermidades, foi aberta a investigação.

O alerta acontece em um momento crítico para a cobertura vacinal contra a paralisia infantil no país. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, apenas 61,9% das crianças em todo o país foram vacinadas contra a doença na campanha deste ano, encerrada em 30 de setembro. O objetivo era vacinar 95% delas.

Nenhum dos estados conseguiu atingir a marca dos 95% (o número mais próximo foi o da Paraíba, 93,4%). O Pará, onde o caso é investigado, vacinou apenas 44,7%. Os números foram atualizados nesta quinta.

Edição: Glauco Faria