PROGRAMA DE RÁDIO

Cientista Político faz balanço do primeiro turno das eleições na PB e fala de "familismo"

Marciano aponta o surgimento das novas faces mas com a velha "política como negócio de família"

Ouça o áudio:

Hugo Motta, Nabor Wanderley e Francisca Motta, três gerações da família de políticos durante campanha em 2022 - Reprodução/Facebook

Nesse último sábado (08), o programa Paraíba de Fato entrevistou José Marciano, cientista político, que fez um balanço do segundo turno e uma análise sobre o cenário político para o segundo turno das eleições 2022 aqui na Paraíba. Marciano falou sobre o surpreendente apoio de Veneziano para a chapa de Pedro Cunha Lima, apontou como se configura a ALPB e abordou o tema do "familismo" na política paraibana. "A construção de uma candidatura bem sucedida para deputado federal na Paraíba perpassa, para além do capital econômico, essa dinâmica do capital político-familiar que esses grupos construíram, por exemplo, a família Motta tem um reduto muito específico no sertão paraibano, que é o controle do orçamento público da cidade de Patos. Isso também pode ser observado com a família Cunha Lima em Campina Grande e com os Lucena atualmente na própria capital”, pontuou. 

O programa ainda contou com matérias sobre a cobertura política para o segundo turno das eleições 2022, o corte dos orçamentos públicos das universidades federais e uma homenagem ao DIA DO NORDESTINO. Também foi apresentado o Quadro NE em 20 minutos, com notícias, matérias e reportagens da região Nordeste.

O programa Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, na Rádio Sanhauá AM 1280, das 09h às 10h; nas rádios comunitárias Cruz das Armas FM 104,9 (João Pessoa) e Nordeste FM 104,9 (Guarabira)

Edição: Polyanna Gomes