Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

serviços

Saiba o que abre e o que fecha no feriado de 12 de outubro

Linhas de ônibus que chegam na Esplanada dos Ministérios terão reforço para atender fiéis que vão à missa na Catedral

11.out.2022 às 09h49
Brasília (DF)
Pedro Rafael Vilela

Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF vai reforçar linhas para fiéis poderem acompanhar celebração de Nossa Senhora Aparecida na Esplanada dos Ministérios - José Cruz/Agência Brasil

O feriado de 12 de outubro, nesta quarta-feira, celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil na fé católica. Por conta da data, que marca também o Dia das Crianças, o funcionamento de serviços públicos e de comércio em geral sofrerão alterações.  

O Brasil de Fato levantou informações sobre como fica o funcionamento de serviços públicos e comércio durante o feriado. Veja:

Comércio e bancos

De acordo com a Federação do Comércio do DF (Fecomércio-DF), o comércio na capital federal funcionará da mesma forma que na maioria dos feriados. Para isso, os lojistas deverão obter o certificado de abertura.

Lojas de shoppings e de rua do DF estão autorizadas a funcionar. Os horários serão estabelecidos pelas empresas, respeitando os termos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Farmácias, bares, restaurantes e feiras funcionam normalmente. Já papelarias e óticas de rua não funcionam. Varejistas de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas decidem se abrem ou fecham. As lotéricas de rua não abrem, mas as unidades localizadas em shoppings podem funcionar.

Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Nossa Senhora Aparecida, como de praxe. Mesmo assim, áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 12/10 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Os bancos reabrem com expediente normal na quinta-feira (13). 

Transporte

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) do DF informa que, no feriado de 12 de outubro, os ônibus vão operar com tabela horária de domingo com reforço nas linhas que fazem ligação com a Rodoviária do Plano Piloto devido à solenidade de Nossa Senhora Aparecida que vai ocorrer na Catedral Metropolitana, na Esplanada dos Ministérios. O Metrô funciona de 6h às 19h.

Hospitais e emergências

As emergências de todos os hospitais regionais, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), bem como a Casa de Parto de São Sebastião, funcionarão 24 horas, sem parar, no dia 12 de outubro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atua de forma ininterrupta durante o feriado.

A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte funciona 24 horas, de forma ininterrupta, inclusive durante o feriado de 12 de outubro.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta durante o feriado. Os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem na quarta-feira (12), voltando a funcionar na quinta-feira (13).

As Farmácias de Alto Custo não abrem no feriado, voltando às atividades na quinta-feira (13), das 7h às 19h.

Vacinação e Hemocentro

Não haverá vacinação no feriado. Na quinta-feira (13), mais de 90 salas de vacinação estarão abertas a partir das 8 horas, segundo a Secretaria de Saúde.– 

A Fundação Hemocentro estará fechada nesta quarta-feira (12), funcionando normalmente na quinta-feira, das 7h15 às 18h, mediante agendamento no site agenda.df.gov.br.

Os ambulatórios e policlínicas não abrem no feriado, voltando ao horário normal na quinta-feira (13).

Parques e zoológico

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente no feriado de 12 de outubro. Confira os horários de funcionamento:

Parque Recreativo do Gama
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Distrital das Copaíbas
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 8h às 18h

Monumento Natural Dom Bosco
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 20h

Parque Ecológico do Paranoá
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h.

Parque Ecológico Sucupira
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias 6h às 20h

Parque Ecológico do Lago Norte
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico da Asa Sul
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 20h

Parque Ecológico Olhos d'água
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 – 20h. E portões laterais: 6h – 18h.

Parque Ecológico Ezechias Heringer
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 22h

Parque Ecológico de Águas Claras
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 5h às 22h

Parque Ecológico do Riacho Fundo
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico Areal
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico Veredinha
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 22h

Parque Ecológico Cortado
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 20h

Parque Ecológico Três Meninas
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 7h às 18h

Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h

Parque Ecológico Península Sul
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 22h.

O Zoológico de Brasília também vai abrir normalmente neste 12 de outubro, das 8h30 às 17h. A bilheteria funciona das 8h30 às 16h, portanto só é possível entrar até às 16h.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Flavia Quirino
Tags: feriado
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Palestina livre

Brasília, cidade de ativista brasileiro sequestrado por Israel, realiza ato no Palácio do Planalto

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Camilo Santana anuncia financiamento de cursinhos populares em SP em ato que denunciou desmonte do ensino

Escalada de tensão

‘Trump vive da polarização’, diz professor sobre repressão a imigrantes nos EUA

Barco capturado

Itamaraty diz que ativistas sequestrados por Israel estão bem, mas destino é incerto, afirma coordenadora

TRAMA GOLPISTA

Ramagem nega monitoramento ilegal de ministros do STF pela Abin

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.