ELEIÇÕES 2022

Bem Viver na TV: Qual o peso do voto das mulheres?

Programa traz uma entrevista com a cientista política Flávia Biroli sobre a participação das mulheres nas eleições 2022

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Para cientista política, mulheres e jovens contrários ao neoconservadorismo dão o tom das prioridades políticas do país. - Agência Brasil

Nesta edição do Bem Viver, programa produzido pelo Brasil de Fato, traz uma conversa com a cientista política Flávia Biroli sobre a importância do voto das mulheres, que representam 53% do universo de votantes do pais, para a definição das eleições deste ano.

Apesar da polarização dividir o Brasil, em grande medida, as mulheres contrárias às políticas do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de acordo com as últimas pesquisas eleitorais.

"A gente precisa se perguntar por que as mulheres votam menos em Bolsonaro do que os homens. Por que os jovens, homens e mulheres, apresentam uma rejeição muito mais alta a Jair Bolsonaro do que os segmentos mais velhos do eleitorado? Será que não é justamente porque, entre esses grupos do eleitorado, a gente tem uma compreensão de que esse tipo de ativação do neoconservadorismo muito violenta, de um ataque aos fundamentos das agendas de direitos humanos, são um problema?", questiona a professora.

Para Biroli para além dos episódios misóginos de Bolsonaro, o fato de as mulheres estarem na ponta de lança dos lares com maiores dificuldades financeiras, diretamente atingidos pela crise econômica e social do país, pode ser também um componente que determina a rejeição ao atual presidente.

"Nós temos uma situação, nos anos recentes, de muita precarização associada, por exemplo, a lares chefiados por mulheres. O emprego das mulheres é mais precarizado e em termos socioeconômicos seus lares, aqueles em que elas são as principais provedoras, são mais empobrecidos", explica.

E tem mais...

O Momento Agroecológico mostra as propostas das cooperativas de todo o país para combater a fome e o desemprego. 

Já no Alimento é Saúde como o consumo de alimentos regionais tem benefícios, mas andam faltando na dieta do brasileiro.

Lia de Itamaracá, Homem da Meia Noite, Mãe Beth de Oxum, Samba de Véio da Ilha de Massangano... O Mosaico Cultural mostra os Patrimônios Vivos reconhecidos pelo estado de Pernambuco.

E a Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS) dá um salve no programa sobre a luta pelos direitos indígenas na região.

Comida de Verdade

No Comida de Verdade a chef, Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina três formas diferentes e deliciosas de preparar o Bolinho de Chuva. Confira o passo a passo:

Ingredientes –  1 porção mista de bolinhos
2 ovos
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó químico
1 pitada de sal
Óleo para fritura

Acréscimos:
½ xícara de uva passa
1 banana nanica ou prata muito madura em rodelinhas

Açúcar com canela para passar os bolinhos
Açúcar com raspas de laranja pra variar

Modo de preparo:
Comece pela massa: bata o ovo com o açúcar e uma pitada de sal com um fouet. Junte o leite e continue batendo até ficar homogêneo.

Junte a farinha aos poucos batendo sempre até ficar com uma massa espessa, tipo massa de bolo. Junte o fermento, misture bem.

Prepare as misturas de açúcar: uma parte com canela e outra com raspas de laranja em pratinhos.

Aqueça o óleo – é importante usar bastante óleo, é uma fritura por imersão. Se você fizer com pouco óleo vai ficar achatado, tipo uma panquequinha. Pra bolinho ficar redondinho, use muito óleo.

Despeje colheradas da massa direto no óleo quente e vá virando o bolinho até dourar. Importante aqui controlar o calor do fogo, se for muito quente vai dourar rápido e ficar cru no meio, se for morno vai encharcar o bolinho, não vai crescer.

Escorra os bolinhos e passe pelo açúcar com canela.

Para os bolinhos de banana, pegue cada rodela de banana e passe pela massa antes de fritar, passe pelo açúcar com canela ou com laranja, tanto um como o outro ficam uma delicia.

Para os bolinhos com uva passa, basta acrescentar a uva passa à massa e fritar às colheradas. Passe os bolinhos pelo açúcar com canela ou laranja. 

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza