comida na mesa

Ação Cidadania lança campanha Natal Sem Fome na orla de Copacabana (RJ)

No estado do Rio, cerca de 15% da população não têm o que comer; campanha busca chamar atenção para a realidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Natal Sem Fome já ajudou mais de 22 milhões de brasileiros a terem um final de ano com comida na mesa - Breno Lima/Ação Cidadania

A ONG Ação Cidadania deu início à tradicional campanha de final de ano Natal Sem Fome em todo Brasil. O lançamento da ocorreu na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, na data que também marca o Dia Mundial da Alimentação, no último domingo (16).

Leia mais: "Bolsocaro": carne, leite, arroz e feijão subiram mais que o dobro da inflação

Para chamar atenção sobre a fome no país, um dos quiosques da orla recebeu uma árvore de Natal decorada com carcaças e sobras de alimentos. Também foi instalada uma mesa posta com pratos vazios para simbolizar que muitas famílias não têm comida na mesa nem mesmo para celebrar a ceia.

A ONG também denunciou o alto preço dos alimentos, que contribui para a situação de fome e insegurança alimentar em diferentes níveis. Em um totem era possível simular uma compra no supermercado gastando até R$ 303, que corresponde a renda de 18% das famílias brasileiras. 

Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN) mostram que 33 milhões de brasileiros não têm o que comer. No final de 2020, 9% dos lares passavam fome. Já no início de 2022, o percentual saltou para 15,5%.

Isso significa que em dois anos cerca de 14 milhões de brasileiros passaram a conviver com a fome. No estado do Rio, cerca de 15,9% da população não têm o que comer. São 2,8 milhões de pessoas passando fome, segundo a Rede PENSSAN.

Como doar

O Natal Sem Fome, que ocorre desde 1994, é a maior campanha de combate à fome na América Latina. Segundo a Ação Cidadania, a iniciativa busca encarar essa triste realidade mobilizando a sociedade civil.

A campanha de solidariedade já ajudou mais de 22 milhões de pessoas por todo o Brasil a terem um Natal digno. As doações podem ser realizadas pelo site até o final de dezembro, ou através do PIX: [email protected].

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita