Meninos e meninas de três comunidades da periferia de Porto Alegre foram ao CineBancários para assistir ao filme Tromba Trem. O encontrou marcou na memória de 65 crianças um dia com risadas, lanche e muita solidariedade. A atividade foi promovida pela CUT-RS em parceria com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Regão.
O grupo com crianças de várias idades promoveu troca e integração entre as comunidades Farrapos, Cristal e Restinga.
A ação fez parte do projeto CUT com a Comunidade, que está sendo realizado em parceria com o SindBancários, Adufrgs Sindical, Sinpro-RS, Sindisaúde-RS, Sinttel-RS, Fetrafi-RS, Stimepa, Semapi-RS, Sindiserf-RS, Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana e Sindipolo, com apoio da Cresol.
Natiele Araújo é moradora da comunidade Cristal e mãe de uma das crianças. Para ela é muito importante oportunizar o acesso à cultura. “Como mãe e militante na comunidade, vejo como grande valia para as crianças sair da zona de conforto e do cotidiano. Foi muito legal ter essa experiência. É muito bom que o projeto CUT com a comunidade insira e proporcione o acesso à cultura”, disse.
Ela também destaca o papel do projeto de fazer a relação entre as comunidades e os sindicatos de luta. “É importante que esse projeto continue, porque o cinema não é uma realidade para as crianças da periferia. O acesso é caro e não é cotidiano. É uma experiência bem diferente estar numa sala de cinema, assistindo a um filme nessa qualidade”, frisou.
“As crianças são o presente”
Para o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, a iniciativa foi uma aula de cultura e cidadania. “Estamos aprendendo um pouco mais. A vida é solidariedade, é luta, é resistência, é um Brasil melhor, com inclusão, especialmente com esse setor social que é o presente, não o futuro, e que precisamos que seja o mais feliz e cheio de oportunidades”, enfatizou.
O jovem Brunno Mattos, liderança da Vila Farrapos, destacou que “é de extrema importância a gente estimular a cultura e o desenvolvimento dos nossos pequenos, porque eles não são o futuro, são o presente e é através deles que vamos construir uma nova sociedade, mais justa e igualitária”.
Crianças comemoraram a ida ao CineBancários. / Foto: Carolina Lima
Solidariedade que transforma
O diretor financeiro do SindBancários, Tiago Vasconcelos, enfatizou que o CineBancários busca oferecer a cultura para os trabalhadores e servir a população. “Esse projeto não é de hoje. Precisamos ampliar e permanecer porque o CineBancários é um equipamento cultural que o Sindicato construiu para toda a população, a ser usufruído por todos e todas”, destacou.
O dirigente sindical deu às boas-vindas à Casa dos Bancários. “Quando somos solidários, as coisas sempre ficam da melhor forma. Foi um prazer receber as crianças aqui. É uma alegria, uma honra, uma missão oportunizar para as várias comunidades a experiência do cinema. Mostrar que a produção cultural é importante e ela é um valor que permanece, fica um registro na memória”, argumentou.
Sobre o projeto CUT com a Comunidade
O projeto CUT com a Comunidade surgiu durante a pandemia com o objetivo de ajudar trabalhadores e trabalhadoras que perderam emprego e renda em função do coronavírus. Semanalmente, a CUT-RS promove a doação de dezenas de cestas básicas. Também foram organizadas cozinhas comunitárias com entrega de marmitas.
No desenvolver do projeto, a partir do valor da solidariedade, outras relações foram se criando e novas oportunidades foram surgindo. “Solidariedade não é apenas proporcionar alimentação, mas também devolver a dignidade e oportunizar experiências culturais, de lazer, que constroem uma outra consciência, mostrando que a cultura também é um direito”, ressaltou Amarildo.
Meia-entrada para sócios de sindicatos filiados à CUT
Fruto de um convênio, os sócios de sindicatos e federações filiadas à CUT no Rio Grande do Sul têm desconto de 50% no ingresso ao CineBancários. Para tanto, é preciso apresentar a carteirinha de sindicalizado na bilheteria do cinema.
Atualmente, os ingressos custam R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada). O desconto é extensivo a cônjuge e dependentes. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
Na ausência da carteirinha, o trabalhador e a trabalhadora devem apresentar o contracheque do último mês de pagamento com o desconto da mensalidade sindical. Na bilheteria do Sindicato, há uma lista das entidades filiadas à CUT-RS.
O cinema fica no térreo da sede do SindBancários (Rua General Câmara, 424), no Centro Histórico de Porto Alegre.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::