Dança dos números

Pesquisas eleitorais da semana trazem Lula à frente de Bolsonaro em cenário de estabilidade

Vantagem do petista varia entre quatro e oito pontos percentuais dos votos válidos de acordo com os levantamentos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Pesquisas mostram que mesmo com todo o uso da máquina, Bolsonaro não consegue tirar a diferença para Lula - Reprodução/YouTube

As pesquisas eleitorais divulgadas nesta semana por quatro dos principais institutos mostram um cenário de estabilidade na corrida presidencial, com variações dentro da margem de erro em relação a sondagens divulgadas anteriormente. 

O Ipec (ex-Ibope) divulgou levantamento nacional na segunda-feira (17) trazendo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% dos votos totais contra 43% de Jair Bolsonaro (PL). Brancos e nulos somaram 5% e 2% não responderam.

Quando considerados os votos válidos, sem incluir os nulos, brancos e eleitores indecisos, Lula alcançava 54%, enquanto Bolsonaro chegava a 46%. A margem de erro da pesquisa Ipec é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, Lula oscilou negativamente um ponto e Bolsonaro, positivamente, em um ponto.

Já na terça-feira (18) foi a vez do Ipespe divulgar sua pesquisa presidencial. Encomendada pela Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel), a sondagem trouxe Lula oscilando negativamente um ponto, com 49% das intenções de voto, contra 43% de Bolsonaro, que manteve o mesmo patamar. Em votos válidos, Lula tinha vantagem de seis pontos percentuais: 53% contra 47% de Bolsonaro.

Datafolha e Quaest

O Quaest divulgou na quarta-feira (19) sondagem em que o petista seguia na liderança, mas oscilando dois pontos para baixo e chegando a 47% das intenções de voto totais, com o candidato do PL alcançando 42%, uma variação positiva de um ponto percentual. Ambas as movimentações se deram dentro da margem de erro, estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos.

Brancos e nulos somaram 6% das respostas e outros 5% se disseram indecisos. No cálculo dos votos válidos, a vantagem era de 53% a 47% para o candidato do PT.

Segundo o Datafolha divulgado no mesmo dia, Lula tinha 52% dos votos válidos, com oscilação de um ponto para baixo, e Bolsonaro aparecia com 48%. Levando-se em conta os votos totais, o petista tinha 49% e o postulante do PL, 45%. Votos brancos e nulos somavam 4% e 1% não responderam.

Nas duas pesquisas anteriores do Datafolha para o segundo turno, Lula somava 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Edição: Rodrigo Durão Coelho