Crise política

O bilionário Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

Ex-ministro das Finanças é terceiro premiê em menos de dois meses; oposição critica falta de eleições na nova escolha

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Rishi Sunak em registro de fevereiro - Justin Tallis /AFP

Após Boris Johnson abandonar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em setembro, e Liz Truss anunciar que também deixaria a posição no dia 20 de outubro, os britânicos terão um novo premiê. O ex-banqueiro de investimentos Rishi Sunak foi anunciado nesta segunda-feira (24) como o vencedor da disputa interna do Partido Conservador.

Johnson e a ex-secretária de Defesa, Penny Mordaunt, também participavam da disputa interna dos conservadores, mas não conseguiram apoios suficientes para conseguir o cargo. Como o Partido Conservador tem a maioria no Parlamento, pode decidir o novo premiê sem a realização de uma nova eleição geral.

Partidos de diferentes orientações ideológicas, todavia, defendiam que os cidadãos fossem às urnas para escolher um novo Parlamento.

Adrian Ramsay, liderança do Partido Verde, afirmou que as pessoas precisam estar "democraticamente envolvidas em procurar soluções" e que o Reino Unido deveria realizar uma eleição geral.

"O país não pode permitir mais brigas internas entre alguns conservadores elitistas cujas políticas estão falhando com as pessoas que lutam com a crise do custo de vida", destacou Ramsay.

Richard Tice, líder do Partido de Reforma do Reino Unido, disse que o novo premiê foi apontado por aclamação e que "a democracia está em perigo".

De banqueiro à deputado: quem é Rishi Sunak?

De origem britânico-indiana, Rishi Sunak é filho de um clínico geral e uma farmacêutica, naturais de Punjab. O político de 42 anos nasceu em Southampton, no sudeste da Inglaterra. Estudou no colégio Winchester e mais tarde graduou-se em filosofia, ciência política e economia na Universidade de Oxford. 

Iniciou na vida política em 2015, como deputado constituinte da região de Northallerton, Yorkshire, quando chegou a ser considerado o "menino de ouro" do partido Conservador na campanha pelo abandono da União Europeia - o Brexit. Em 2017, Sunak foi reeleito para o parlamento britânico, mas logo em seguida foi nomeado ministro subalterno no governo de Theresa May.

Mais tarde, apoiou a campanha de Boris Johnson para substituir May. Por isso, em 2019, foi indicado como chefe do Tesouro e em fevereiro de 2020 assumiu a pasta de Finanças.

No entanto, antes de iniciar a vida pública, Sunak trabalhou como banqueiro de investimentos na Goldman Sachs, uma das maiores agências financeiras de Wall Street, entre 2001 e 2004. De acordo com o jornal The Guardian, ele e sua esposa, Akshata Murty, são donos de uma fortuna estimada em 730 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 4,3 bilhões.

Leia o perfil completo do novo primeiro-ministro britânico

Edição: Arturo Hartmann