Coluna

A hora da verdade

Imagem de perfil do Colunistaesd
Pode-se esperar que Bolsonaro não reconheça sua derrota no dia 30 caso Lula saia vitorioso - Nelson Almeida, Mauro Pimentel / AFP
Bolsonaro conseguiu chegar na semana decisiva de uma eleição apertada errando e muito

Olá, tudo o que você precisa saber sobre o domingo, as emoções da apuração e a batalha do dia seguinte.

 

.Antifacada. Para uma eleição apertada e que pode ser decidida no erro do adversário, Bolsonaro conseguiu chegar na semana decisiva errando e muito. E o mais incrível: todos os erros foram planejados. A começar pelo amigo sincerão Paulo Guedes. Revivido para a campanha, Guedes imaginou ter acordado ainda em 2018, no auge do ultraliberalismo, e disparou as propostas de desindexação do salário mínimo e fim da dedução do imposto de renda. Mas os erros de cálculo vão além da economia, e incluem o falso atentado contra Tarcísio em São Paulo, a falsa apuração das inserções da campanha nas rádios, e principalmente o ataque de Roberto Jefferson, cuja ação parece ter sido premeditada, segundo a própria PF. É claro que toda essa balbúrdia pode ser uma cortina de fumaça para acobertar os escândalos envolvendo Bolsonaro e seu governo, especialmente na economia. Mas a prova dos nove mostra que o cálculo deu errado. A tentativa de Jefferson ser o viking carioca do Capitólio barrou o crescimento bolsonarista, afastou eleitores, confundiu a coordenação de campanha e a milícia digital e ainda sinalizou para os aliados que, se tomarem atitudes golpistas, Bolsonaro não vai segurar a onda dos amigos. Isso não significa que o discurso golpista está superado, até porque só sobrou isso para uma campanha que não tem mais o que apresentar. Ainda mais que, aos 45 do segundo tempo, é Bolsonaro quem precisa tirar votos de Lula, e não o contrário. A “denúncia” sobre a vinculação de rádios - um episódio dos Trapalhões que envolveu um servidor do TSE e acusou até rádios bolsonaristas - pretendia endossar o argumento de que os Tribunais interferem no rito eleitoral para eleger Lula. Só que os aloprados não combinaram sequer com a própria coordenação da campanha, para desgosto do centrão. E, no fim das contas, como se previa, deve ser a economia mesmo que decidirá a eleição. A sensação de melhoria com o pacote da PEC eleitoral parece ter perdido fôlego antes do fim do segundo turno, com um PIB zero ou negativo logo ali. Mais do que isso, é difícil esconder a barbárie quando quase um terço da população está na extrema-pobreza e a desnutrição leva ao maior número de internações de bebês em quase duas décadas. E mesmo a Faria Lima, que apostava silenciosamente no capitão, jogou a toalha e já considera favas contadas.

.Nervos de aço. Ao que parece, a estratégia de Bolsonaro é uma cópia tosca da máxima de Carlos Lacerda: Lula não deve ser candidato; candidatando-se não deve se eleger; elegendo-se não deve tomar posse; tomando posse, não deve governar. O problema é que a tentativa desesperada do capitão de adiar o segundo turno foi um claro sinal de fraqueza de alguém que já dá a eleição por perdida, aliás um movimento precoce para uma disputa relativamente equilibrada. Mas a criação deste limbo político tem duas funções: aprofundar o jogo sujo eleitoral, com intimidação, violência e uma avalanche de fake news, mas também antecipar o terceiro turno, ou seja, o próprio golpe. Por isso, pode-se esperar que Bolsonaro não reconheça sua derrota no dia 30 caso Lula saia vitorioso. O passo seguinte seria bombardear as instituições responsáveis pelo processo eleitoral, cenário que causa temores em ministros do STF e do TSE, especialmente se o placar da eleição for apertado. E para isso, a tropa de choque bolsonarista dentro do Senado dá uma mãozinha para o capitão atacando o tribunal. No pior dos cenários, caso Bolsonaro consiga se eleger, pode-se esperar uma aliança entre Executivo e o Legislativo para “cortar as asinhas” do Judiciário. Ainda assim, há uma eleição no meio do caminho e Lula confia na mobilização de suas bases e na força das urnas. O petista também trabalha para isolar seu adversário, trazendo todo mundo para jogar no seu próprio campinho. Assim, ao anunciar que não fará um governo “do PT”, e sim uma ampla coalizão, e que não pretende concorrer à reeleição, ele ao mesmo tempo neutraliza a força do antipetismo e canaliza para dentro de seu governo as expectativas políticas de aliados e concorrentes que já olham para 2024, 2026 e além, como Alckmin, Tebet, Marina Silva, Janones, Boulos, e até o PSDB de FHC. O problema é que, mesmo Lula vencendo, o estrago feito pelo bolsonarismo tende a perdurar pois a lógica do confronto e da violência se espalhou pela sociedade e pelo interior das instituições, dificultando a construção de consensos e de governabilidade. Mas deixemos para nos preocupar com isso depois do dia 30.

 

.Ponto Final: nossas recomendações.

.O templo dos bandeirantes. Conheça os planos da Igreja Universal para chegar ao poder no estado mais rico do país pelas mãos de Tarcísio de Freitas. Na Piauí.

.Os think tanks liberais no Brasil e a educação. O Diplomatique Brasil mapeia a multiplicação e a ofensiva dos think tanks para o controle de corações e mentes.

.A China lança uma proposta ao Sul Global. A China propõe ao mundo a “modernização pacífica”, uma alternativa ao Consenso de Washington e à ascensão do fascismo. No Outras Palavras.

.“Por deus, pela liberdade e contra o comunismo”. Veja como os primórdios do conspiracionismo e da paranóia conservadora encontram-se nos longínquos anos entre-guerras nos Estados Unidos. No A Terra é Redonda.

.O ministério do futuro. No livro de ficção científica de Kim Stanley Robinson, a crise ambiental obriga o ser humano a lutar por alternativas para sobreviver na terra.

.Darcy Ribeiro: 100 anos do visionário que lutou por indígenas, pela educação e fugiu de UTI para concluir livro. Passado um século, conheça a atualidade da vida e da obra de Darcy Ribeiro.

.Mike Davis (1946-2022). O professor Sean Purdy presta homenagem ao historiador Mike Davis, referência nos estudos sobre urbanização e imperialismo, falecido nesta semana. No A Terra é Redonda.

.Guilhotina #188. Confira a entrevista de Juliane Furno sobre a crise econômica atual e as saídas inspiradas num projeto popular para o Brasil. 

  

Acompanhe também os debates políticos no Tempero da Notícia e diariamente na Central do Brasil. Você pode assinar o Ponto e os outros boletins do Brasil de Fato neste link aqui.

 

Ponto é editado por Lauro Allan Almeida Duvoisin e Miguel Enrique Stédile.

Edição: Vivian Virissimo