Ceará

Tremembé

Povo Tremembé da Barra do Mundaú realiza evento de valorização da cultura alimentar indígena

O III Ritual do Alimento Ancestral: Troncos velhos, vivos e Encantades Tremembé acontece nos dias 28 e 29, em Itapipoca.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Os povos indígenas, de um modo geral, têm uma ligação muito forte com o alimento, com a cultura alimentar. - Foto: Marcos Vieira

O III Ritual do Alimento Ancestral: Troncos velhos, vivos e Encantades Tremembé acontece nesta sexta-feira (28) e sábado (29), no Ponto de Cultura Recanto dos Encantados, localizado na Terra Indígena do Povo Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca. O evento é aberto ao público e para participar não é necessário fazer cadastro prévio, é só se dirigir ao local do evento, e quando chegar se identificar na recepção.

Luan de Castro Tremembé, diretor geral de comunicação do Povo Tremembé e produtor do evento explica que o evento é importante, pois fortalece a cultura alimentar, a luta e a resistência. E para além disso, o Ritual é uma homenagem aos troncos velhos, sejam eles vivos ou encantados, pois foram eles os responsáveis por transmitir os saberes. “Esse é um momento muito importante de fortalecimento, mas também de lembrança, de homenagem e de fortalecimento espiritual”. 

Os povos indígenas, de um modo geral, têm uma ligação muito forte com o alimento, com a cultura alimentar, e o povo Tremembé, de modo muito especial, entende que o alimento, além de nutrir o corpo também é capaz de curar. “O alimento também conta histórias. Valorizar a cultura alimentar Tremembé é fortalecer a pesca artesanal, é fortalecer a agricultura familiar, que hoje são as principais formas de sobrevivência, sobretudo, do povo Tremembé. É importante valorizar esses saberes, dos modos de plantar, dos modos de colher, dos modos de criar animais, dos modos de pesca, porque isso fortalece o alimento de verdade, o alimento que a gente sabe de onde vem, o alimento que a gente planta e colhe sem uso de qualquer produto químico”, afirma Luan.

Homenagem

O III Ritual do Alimento Ancestral: Troncos Velhos, Vivos e Encantades nasceu justamente com a intenção e necessidade de homenagear os troncos velhos. Então, desde o preparo dos alimentos que é a parte principal do evento até o ritual que é a culminância final, tudo isso é uma homenagem para os troncos velhos. “Todos aqueles alimentos, todos os modos de preparo que a gente faz, tudo isso nos faz lembrar, tudo isso a gente aprendeu com algum desses troncos velhos. Então o ritual é sim uma homenagem muito importante”.

Luta

Luan explica que a questão da luta territorial, da demarcação do território está parada, e isso não só para o povo indígena Tremembé de Itapipoca, mas para todos os povos indígenas do Brasil. “Isso por conta do atual presidente do governo que está aí, que prometeu desde suas promessas de campanha que não demarcaria 1cm de terra indígena, que por sinal, essa é a única promessa que ele está cumprindo. Então nós, povos indígenas, temos nos mantido firmes nessa luta e não desistindo, e com muita esperança de que os próximos anos serão melhores e que a nossa terra será finalmente demarcada”.

Além da demarcação da terra, uma das principais lutas travadas atualmente pelo povo Tremembé é contra a energia eólica, que tenta implantar no território um parque eólico Offshore, que fica no mar. “O evento se torna importante para dizer que nós estamos aqui, nós seguimos em luta. Nós estamos lutando pelo território e não é o território só para ter um pedaço de chão, é um território para que a gente possa cuidar, para que a gente possa preservar”.

“As expectativas para o evento são as melhores possíveis. A gente tem um evento que acontece um dia antes do segundo turno, então esse é um ritual também muito especial para gente, um ritual com pedidos de força, pedido de esperança, pedido de ajuda, da ajuda divina, da ajuda dos nossos encantados, dos nossos ancestrais, para seguir na luta e para que nós tenhamos uma boa resposta também nas urnas”, finaliza Luan.

Programação

28.10

14h – Ritual da matança dos animais (porcos, bode e galinhas caipiras);
15h – Oficina com pescadores – (UECE);
16h – Preparo dos beijus, bolos de carimãs e de goma na casa de farinha.
18h – Pesca do Aratum, Siri e Caranguejo;

Noite cultural

19h30 – Abertura com Ritual Sagrado Torém e fala das lideranças;
20h – Lançamento do filme: “20 anos de luta e resistência Tremembé” – Comunicação Tremembé da Barra;
20h40 – Apresentações artísticas e culturais com cultura alimentar ancestral:
- Saudação à Mãe-Terra – Defensoras da Mãe-Terra;
- Espetáculo Corporificar;
- Reisado dos Curumins
21h50 – Bingo de brindes da Cultura Alimentar Tremembé;
22h30 – Encerramento

29.10

7h – Café da manhã coletivo;
8h – Preparação dos alimentos ancestrais na cozinha coletiva: café, chá, garapa de cana, garapa de rapadura, grolado, peixe assado e outros preparos ancestrais, porco, bode, galinha caipira, aratum, caranguejo e peixes;
9h – Organização da ornamentação do espaço sagrado do Recanto dos Encantados, exposição fotográfica, preparação do altar de oferenda aos encantados com os preparos ancestrais;
9h30 – Abertura do Cantinho da Medicina Tradicional – Exposição de remédios e plantas medicinais;
10h – Abertura da Biblioteca de Saberes e Fazeres do Povo Tremembé – Educação Escolar Indígena;
10h30 – Conexão ancestral espiritual – Protegidas dos orixás;
12h30 – Almoço com cultura alimentar ancestral Tremembé;
14h – Entrega do inventário da cultura alimentar Tremembé;
14h30 – Fala das lideranças, parceiros e apoiadores;
15h30 – Parente Torém;
16h – Encerramento.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia