Bahia

Rádio

Levantamento sobre os donos da mídia é destaque da edição 54 do Brasil de Fato Bahia

Trajetória e experiência de mulheres negras e programação dos festivais culturais de novembro também são destaques

Brasil de Fato | Salvador (BA) |

Ouça o áudio:

Estudo do Intervozes aponta que relação de candidatos com a mídia viola direitos e distorce o sistema eleitoral - Divulgação: Thyago Nogueira/Intervozes

No programa Brasil de Fato Bahia, você confere as notícias da região a partir de uma visão popular. No programa dessa semana, tem reportagem sobre a trajetória e experiência de mulheres negras com a jornalista e escritora Luana Souza, programação cultural com os festivais artísticos que terão início no começo de novembro e análise de declaração de Bolsonaro sobre títulos de posse de terra no quadro "É Fato ou Fake".

A entrevista dessa semana é com o mestre Joelson Ferreira, articulador da Teia dos Povos. Joelson, que recebeu recentemente o título de Doutor por Notório Saber da Universidade Federal de Minas Gerais junto com outras 14 lideranças comunitárias do país, conversa com a gente sobre o significado desse reconhecimento e explica a atuação da Teia dos Povos na Bahia e no Brasil.

Tem também reportagem sobre o levantamento Donos da Mídia realizado pelo Coletivo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação. Em 2022, a pesquisa identificou, no primeiro turno, 128 candidatos e candidatas donos de Rádio, TVs, apresentadores, repórteres, comentaristas e fontes policialescas, além de influenciadores e influenciadoras digitais. Desse montante, 46 candidatos foram eleitos em partidos conservadores e com campanhas que usaram e abusaram da desinformação e do discurso de ódio.  

No Cozinha Baiana, aprenda a receita de efó de folha de taioba com a Chef Solange Borges, responsável pelo Culinária de Terreiro. Solange se graduou em Letras na UFBA e hoje desenvolve um importante trabalho na culinária da diáspora negra.

E tem também o giro do Nordeste em 20 Minutos com a cobertura eleitoral da região

Edição: Lorena Carneiro