O livro "E se a periferia fosse o centro?", escrito por alunos que moram na Lomba do Pinheiro, será lançado nesta quinta-feira (10), às 13h15, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Saint Hilaire, localizada na Rua Gervásio Braga Pinheiro, 427, na zona leste de Porto Alegre. Poética e reflexiva, a obra é uma antologia de histórias que retratam a realidade periférica da Capital a partir do olhar dos corpos que a integram.
Reunindo cartas, poemas e crônicas, a coletânea foi organizada pelo professor de História e Filosofia Marco Mello e pela professora de Língua Portuguesa Daniele Gualtieri Rodrigues. "Uma das seções do livro contém dezenas de crônicas tocantes e com teor de criticidade admirável de estudantes de oitavo e nono ano sobre a Porto Alegre periférica", conta Mello.
Com 124 páginas, o livro é assinado por 90 autoras/es, de 13 a 65 anos, dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O prefácio é do astrofísico Alan Alves Brito, pesquisador da UFRGS dedicado a estudar questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas / Foto: Divulgação
A iniciativa nasceu a partir do Coletivo de Professores de História (CPHIS) da rede municipal de ensino da Capital, em parceria com a Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e movimentos sociais que fazem parte do projeto POAncestral – Muito além de 250. De acordo com professor Mello, a obra busca contrapor o pensamento ufanista, eurocêntrico e descontextualizado que historicamente atravessa a memória da cidade.
"E se a periferia fosse o centro? E se a prioridade nos investimentos públicos fosse destinada a quem mais precisa, nas bordas do sistema? E se os saberes/epistemes das classes populares e suas matrizes ameríndias, africanas, afro-brasileiras, periféricas estivessem no centro da organização curricular? […] E se a classe trabalhadora tivesse o poder e não os donos do capital? E se os estudantes, suas necessidades e interesses, estivessem no centro do trabalho da escola?", instiga trecho inicial do livro.
O lançamento será transmitido ao vivo pelo canal da Escola Saint Hilaire no Youtube. A edição impressa do livro será distribuída para os autores e instituições parceiras. Após o evento, o e-book será disponibilizado de forma gratuita para acesso e download nas redes sociais da instituição.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::