TIROTEIO

Relatório Fogo Cruzado: Zona Norte do Rio teve 110 tiroteios em outubro, com 22 mortes

Região foi a mais afetada pela violência armada no período; ações policiais deixaram 9 mortos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Há nove meses seguidos a Zona Norte tem sido a região com mais tiroteios, segundo o relatório - Mauro Pimentel/ AFP

O relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, divulgado na última semana, revelou que a zona Norte do Rio de Janeiro foi a região mais afetada pela violência armada em outubro. Com 110 tiroteios no mês, os casos deixaram 22 mortos e 29 feridos. A região concentrou 42% dos tiroteios na região metropolitana. É o nono mês seguido que a zona Norte ocupa a posição.

Leia mais: Criança de 12 anos é morta a tiros em operação policial no Complexo do Chapadão (RJ)

A violência policial foi responsável por 36 tiroteios que ocorreram durante incursões, provocando a morte de nove pessoas e outras 20 feridas. Só no Complexo de Manguinhos, cinco tiroteios em operações policiais foram registrados no último mês.

Também foram contabilizados 13 roubos e tentativas de roubos que terminaram em tiros. Destes casos, sete pessoas foram mortas e três acabaram feridas.

"Vemos diariamente casos de pessoas perdendo a vida em assaltos, em ações policiais e em ataques a tiros. Isso tem sido um problema constante para os moradores da Zona Norte e não pode ser assim", afirma no relatório, Maria Isabel Couto, diretora de programas do Instituto Fogo Cruzado.

Região metropolitana

No acumulado do ano, houve 3.049 tiroteios na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ainda segundo o relatório, mais de mil destes registros ocorreram durante operações policiais. Em 10 meses, 1.652 pessoas foram baleadas, das quais 824 foram mortas e 828 ficaram feridas.

Para o mês de outubro, o número de tiroteios foi 22% menor que o registrado ano passado, quando houve 338. Dos 262 registros do último mês, 37% ocorreram em ações policiais. Isso significa que em média a cada três tiroteios, um foi durante ações ou operações policiais.

Em comparação ao mesmo período de 2021, houve uma queda de 26% nos tiroteios em geral, queda de 15% nos tiroteios durante ações policiais, queda de 11% nos mortos e de 5% nos feridos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita