AGENDA CULTURAL

PE: Centro Luiz Freire celebra aniversário de 50 anos com edição especial do Quartas Literárias

Evento acontece nesta quarta (09); as Quartas Literárias aconteceram durante 10 anos na sede do centro em Olinda

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Quartas Literárias, que aconteceu durante dez anos, volta com uma edição especial - Divulgação/CCLF

Nesta quarta-feira (09), o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) comemora seus 50 anos resgatando as Quartas literárias, uma ação cultural que aconteceu durante dez anos no quintal do seu casarão centenário no Sítio Histórico de Olinda. Neste ano, o CCLF celebra 50 anos atuando promoção e defesa da cultura através da literatura, da poesia, da música e do teatro.

Leia: Em Pernambuco, iniciativas nas periferias e interiores buscam democratizar a comunicação

Com uma programação repleta de artistas pernambucanos, o evento inicia às 18h30 com as participações especiais de duas escritoras negras de referência do nosso estado: Odailta Alves e Inaldete Pinheiro com o sarau “Poemas da Travessia”, que fala sobre a travessia forçada que a população negra africana sofreu até o Brasil e o sequestro da ancestralidade que ocorreu durante o período escravocrata.


Vozes Femininas é formado por Cida Pedrosa, Mariane Bigio e Susana Morais / Divulgação/CCLF

“Esse caldeirão de poesia preta e feminina vai lembrar essa travessia ressignificando nossas narrativas e construindo essa poesia que traz essa mulher através da primeira pessoa, quebrando com a literatura hegemônica e o silenciamento. Então esse Sarau vem como estratégia de fortalecimento para que possamos compartilhar nossas escritas”, explica Odailta, que também levará o Projeto Mala Preta, com o objetivo de circular livros de intelectuais pretas independentes.

Leia: Pernambuco reconhece 85 patrimônios vivos da cultura popular

Outra atração confirmada no evento é o Vozes Femininas, formado por Cida Pedrosa, Mariane Bigio e Susana Morais, que acumula participações em escolas públicas, praças, territórios quilombolas e indígenas, festivais como o A Letra e a Voz, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Fliporto, entre outros. “Por aqui passaram todas as linguagens artísticas, sempre tendo a menina dos meus olhos, a literatura, como eixo”, destaca Silvana.

Já entre as atrações teatrais, o Grupo Totem e Grupo Teatral da EREFEM Compositor Antônio Maria também realizam uma apresentação nesta edição especial da Quartas Literárias. O evento terá também a participação de grupos musicais. Entre as atrações estão a Banda Colírio Elétrico, que fará uma versão acústica de seu show com músicas de blues, rock, folk e country.

A programação é gratuita. O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) fica na Rua 27 de Janeiro, 181 - Carmo, Olinda.
 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga