Pernambuco

RÁDIO

Tipos de violência contra as mulheres e formas de combatê-la são destaques no Prosa e Fato

Atualmente estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Lei Maria da Penha é o principal instrumento legal de coibição à violência contra as mulheres - Elineudo Meira

O dia 25 de novembro é conhecido como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 visa denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. Neste mês de novembro vamos nos debruçar sobre esse tema tão importante que aflige tantas mulheres.

Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha que são: violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Para conversar conosco sobre os tipos de violência contra a mulher, convidamos Natália Cordeiro do Fórum de Mulheres de Pernambuco.

Implementada em 07 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro cortou em 90% a verba destinada ao enfrentamento da violência contra a mulher durante o seu mandato. Essa verba é destinada às unidades da Casa da Mulher Brasileira e nos centros de atendimentos às mulheres que prestam serviços de saúde e assistência às vítimas da violência doméstica, além de financiar programas e campanhas de combate a esse crime. 

E para falar sobre a Lei Maria da Penha e outros mecanismos de combate à violência contra as mulheres convidados Michele Couto da Coordenação de Justiça e Segurança da Secretaria da Mulher de Pernambuco.
 

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

 

Edição: Elen Carvalho