Cooperação

No G20, China libera investimentos de US$ 5 bilhões para obras e hidrelétricas na Argentina

O acordo pode ser decisivo para as pretensões do governo de Fernández, que deverá concorrer à reeleição no próximo ano

|
Xi descreveu encontro com Fernández como "muito bom" - Twitter/Alberto Fernández

Durante a Cúpula do G20 em Bali, na Indonésia, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, reuniu-se nesta terça-feira (15/11) com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, onde concordaram em prorrogar o fundo chinês para aumentar reservas internacionais e construção de hidrelétricas no país latino-americano

Xi descreveu o encontro com Fernández, em que acordaram o valor de 5 bilhões de dólares para os investimentos, como "muito bom". "Conversamos sobre questões que nos preocupam , questões bilaterais", completou o chinês. 

A partir disso, o chefe da Casa Rosada expressou "sua profunda gratidão à China" ao apontar que essa é "uma exceção absoluta que o país faz em relação à Argentina". O acordo estabelecido com o presidente chinês pode ser decisivo para as pretensões do governo de Fernández, que deverá concorrer à reeleição no próximo ano. 

Da mesma forma, Fernández informou que obteve uma resposta do país asiático sobre as barragens de Néstor Kirchner e Cepernic e observou que Xi "instruiu o Conselho de Desenvolvimento a iniciar rapidamente a cobertura dessa dívida".

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, especificou que o investimento representa "mais um fortalecimento da moeda argentina", contando também com as reservas do Banco Central da República Argentina (BCRA)".

Nesse sentido, Massa destacou que essa ação “nos permitirá voltar ao trabalho total da barragem, que está 40% concluído. Entre agora e o final do ano, em aproximadamente 15 dias, as operações estarão totalmente operacionais e isso mostra a boa vontade do governo chinês”.

(*) Com TeleSUR.