DIREITOS DO TRABALHO

Trabalhadoras domésticas: aplicativo reúne dados sobre direitos e cria rede com sindicatos

Lançamento da Versão Web do premiado App Laudelina será realizado em Porto Alegre nesta quinta-feira (17)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Aplicativo mantém a categoria atualizada sobre seus direitos
Aplicativo mantém a categoria atualizada sobre seus direitos - Foto: Themis/Divulgação

A Themis e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) realizam, nesta quinta-feira (17), um diálogo sobre justiça, tecnologia e trabalho doméstico. No evento que reunirá representantes dos direitos das mulheres, será realizado o lançamento da Versão Web do premiado App Laudelina, voltado às trabalhadoras domésticas.

Continua após publicidade

Com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Ministério Público do Trabalho, Cummins, Igual Valor, Iguais Direitos, Care e Global Fund for Women, o debater será realizado às 17h, no Auditório Ruy Cirne Lima (Avenida Praia de Belas 1432 – Prédio 3), em Porto Alegre.

A conversa acerca da relação entre trabalho, tecnologia e direito das trabalhadoras domésticas terá a participação da advogada Denise Dora, diretora executiva da Artigo 19; da procuradora do trabalho Adriane Reis de Araújo, coordenadora da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho; e da presidenta da Fenatrad, Luiza Batista. 

Lançamento do App Laudelina

Após o diálogo, será lançada a Versão Web do premiado App Laudelina. A ferramenta torna possível o acesso às informações sobre os direitos das trabalhadoras domésticas e aproxima essas trabalhadoras dos órgãos de proteção.

“O aplicativo Laudelina constitui um instrumento muito importante para a categoria, porque permite que essa categoria possa ter o conhecimento a respeito de seus direitos, além de criar uma rede de informações com os sindicatos. O Laudelina passa a ser, assim, um instrumento imprescindível para vida profissional das trabalhadoras e trabalhadores domésticas”, destaca o desembargador Alexandre Correa da Cruz, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Realizado pela Themis e pela Fenatrad, com desenvolvimento da Be220, a nova versão do app passa a contar com espaço para vídeos, podcasts, redes de contatos e órgãos de proteção para denunciar o trabalho doméstico análogo à escravidão. Outro destaque é a tecnologia PWA, que permite às usuárias o acesso desde o navegador do celular, com agilidade e praticidade e sem a necessidade de fazer downloads ou ter uma conexão de alta velocidade.

Ferramenta de acesso a direitos

De acordo com a diretora da Fenatrad, Luiza Batista, um dos objetivos do aplicativo é manter a categoria atualizada sobre seus direitos e defender as trabalhadoras de quem não a respeita a lei. “É uma ferramenta para acessarmos a qualquer hora, quando tivermos disponibilidade, para nos informarmos sobre os nossos direitos. Muitas trabalhadoras domésticas não sabem o endereço dos sindicatos, que também estão ali”.

A versão inicial do app já foi reconhecida pelo formato inovador: em 2020, venceu o prêmio Equals in Tech Awards, na “Categoria Acesso – Melhorando o acesso, a conectividade e a segurança de mulheres e meninas à tecnologia digital”. A premiação é uma das principais do mundo para projetos de tecnologia que reduzam a desigualdade entre homens e mulheres. Com as novas atualizações, o aplicativo democratiza o acesso de novas trabalhadoras.

“A tecnologia é uma ferramenta importante para fortalecer a luta das trabalhadoras domésticas em prol de seus direitos. O novo sistema permite que as usuárias tenham acesso aos direitos na palma das mãos. Também não é necessário ter uma conexão de alta velocidade, já que o sistema suporta oscilações na rede”, observa a coordenadora de Trabalho Doméstico Remunerado da Themis, Jéssica Miranda Pinheiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link. Também haverá transmissão ao vivo pelo YouTube, por meio do link bit.ly/aovivolaudelina.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira