Ex-Malhação

Trabalhadores da Cultura se organizam e cresce movimento contra Mário Frias em São Paulo

Ex-ministro pode assumir pasta da Cultura em governo de Tarcísio de Freitas, após gestão desastrosa em Brasília

São Paulo | SP |

Ouça o áudio:

Mário Frias assumiu o lugar de Regina Duarte no governo Bolsonaro - Reprodução Instagram

Com 20 mil singatários, um abaixo-assinado organizado pelos trabalhadores da cultura de São Paulo repudia a possível nomeação de Mário Frias, ex-ator da Malhação e ex-secretário de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), para a pasta homônima na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) como governador paulista.

“Os trabalhadores da Cultura dizem NÃO ao nome de Mario Frias para comandar a Secretaria de Cultura no Estado de São Paulo”, diz o texto do abaixo-assinado. “Isso seria uma desgraça para a Cultura Paulista. Mario Frias não é respeitado na área cultural e trará para o estado a política de destruição do setor implementada por Jair Bolsonaro”, encerram os autores do documento.

Leia Mais.: Com Frias e Salles cotados em secretarias, Tarcísio pode ter minigoverno Bolsonaro em SP

Nos últimos dias, com a implantação do grupo de transição no governo de São Paulo, cresceu a possibilidade de que Frias assuma a pasta. De acordo com a CNN, a ida do ex-ator da Malhação para o Palácio dos Bandeirantes poderia ajudar a recolocar na política alguns bolsonaristas que fracassaram nas urnas, como o deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP), que não conseguiu se reeleger e ocupa a primeira suplência de seu partido.

A indicação de Frias também não foi bem recebida entre os artistas. “Só da ventilação de seu nome, a maior parte das reações foi péssima e os futuros impactos socioeconômicos, culturais e criativos são muito preocupantes. São Paulo é um dos principais polos culturais, criativos e turísticos do mundo, e uma paralisia e o retrocesso nas políticas e mecanismos de valorização e investimento nessa enorme, diversa e potente cadeia produtiva, além da própria garantia dos direitos e a acesso à cultura como exercício da cidadania plena, seria muito prejudicial aos paulistas e ao futuro de nosso país”, afirma Danilo Cesar, historiador, produtor e gestor cultural, um dos coordenadores da Frente Ampla em Defesa da Cultura SP.

No Twitter, a produtora cultural Preta Ferreira também se manifestou e criticou a possível nomeação do deputado federal eleito. “Vai achando que vai chegar aqui em SP e nós trabalhadores da cultura iremos te aceitar. Estamos pronto pra te colocar no seu devido lugar.”

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho