Distrito Federal

governo eleito

Conheça os representantes do DF na equipe de transição de Lula

Lideranças políticas locais e especialistas participam em diferentes grupos temáticos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Trabalhos da equipe de transição do governo Lula está sendo realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. - TV Brasil/Agência Brasil

O Distrito Federal tem conhecidas lideranças políticas locais e especialistas atuando na equipe de transição de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os trabalhos, que entraram na terceira semana, ocorrem no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. 

Alguns dos nomes são bem conhecidos da população da capital brasileira, como o deputado Leandro Grass (PV), indicado para compor o grupo temático (GT) sobre Desenvolvimento Regional. O parlamentar foi candidato a governador nessas eleições e ficou em segundo lugar, com mais de 434 mil votos. 

"Temos um grande desafio no enfrentamento das desigualdades e na promoção do desenvolvimento sustentável que resultem em crescimento econômico e qualidade de vida", destacou Grass, ao comentar a indicação.

Outro que também está atuando na transição é o ex-governador e ex-senador Cristovam Buarque, que já foi ministro da Educação (2003 a 2004), durante o primeiro governo Lula. Ela está no GT de Relações Exteriores do futuro governo.  

Nenhum dos nomes com atuação no DF está recebendo salário na equipe de transição, e atuam como voluntários. O governo de transição tem, por lei, o direito de indicar até 50 pessoas para a ocupação de cargos temporários, mas apenas 14 nomes foram nomeados até agora. Apesar disso, há mais de 260 pessoas atuando como voluntárias nos grupos temáticos. 

De acordo com coordenador dos GTs da transição, Aloizio Mercadante, um relatório preliminar dos trabalhos será apresentado no próximo dia 30, e já deverá conter sugestão de revogação de normas e avaliação das estruturas da administração pública. Uma avaliação mais detalhada dos programas de governo deverá ser entregue no dia 11 de dezembro. 

A seguir, saiba quem são os representantes do DF no time de transição de Lula:

Leandro Grass: deputado distrital e ex-candidato a governador do Distrito Federal Leandro Grass (PV). Brasiliense de nascimento e professor, tem 17 anos de experiência em sala de aula, e é formado em Sociologia com mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Integra o grupo que cuidará da área de Desenvolvimento Regional do novo governo.

Geraldo Magela: ex-deputado federal, ex-deputado distrital e ex-secretário de Habitação do Distrito Federal. Funcionário concursado do Banco do Brasil desde 1979. Participa do GT de Cidades na transição. 

Hélio Doyle: jornalista, consultor em comunicação e política e professor aposentado da UnB. Foi secretário de governo, de articulação institucional e da Casa Civil em três governos do DF. Integra do GT de Comunicação Social.

Tereza Cruvinel: jornalista que construiu carreira na capital, trabalhando em diversos veículos de comunicação. Foi presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no governo Lula. Também integra o GT de Comunicação Social na transição.

Wellington Pereira da Silva: pastor da Igreja Metodista, teólogo e ex-conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/Conanda (Brasília). Integra o GT de Infância.

Marivaldo Pereira: advogado, ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Dilma Rousseff. Foi candidato a deputado distrital nas últimas eleições. Faz parte do GT de Justiça e Segurança Pública. 

Pedro Ivo: ambientalista, com passagem pelo Ministério do Meio Ambiente sob o comando de Marina Silva, no primeiro governo Lula. Foi candidato ao Senado no Distrito Federal nas últimas eleições. Integra justamente o GT de Meio Ambiente na transição.

Cristovam Buarque: Economista, foi governador do Distrito Federal, ex-reitor da UnB, ex-senador da República e ex-ministro da Educação no governo Lula. Está no GT de Relações Exteriores. 

Claudia Aparecida de Souza Trindade: procuradora da Fazenda Nacional desde 1993. É Conselheira Seccional da OAB/DF. Integra o GT de Transparência, Integridade e Controle da equipe de transição. 

Vânia Viera: ex-diretora de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU) e ex-secretária de Transparência e Controle do governo do Distrito Federal. Também participa do GT de Transparência, Integridade e Controle da equipe de transição.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino