Rio de Janeiro

Aprovação

Pesquisa aponta crescimento na aprovação dos cariocas sobre gestão de Eduardo Paes

Segundo o levantamento, em julho o percentual de avaliações ótima ou boa era de 32,1%, saltando para 33,2% em novembro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No caso das avaliações como ruim ou péssima, o percentual era de 41,6% em julho, e caiu para 41,3% em novembro - Mauro Pimentel/ AFP

Uma pesquisa que mede a avaliação dos cariocas sobre a gestão municipal do Rio de Janeiro, comandada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), apontou um crescimento 1,1 pontos percentuais entre os que avaliam a atual gestão como ótima ou boa, e uma queda de 0,3 ponto percentual entre os que fazem uma avaliação negativa (ruim ou péssima).

O levantamento foi feito pelo Instituto Rio21, em parceria com o jornal Diário do Rio. A pesquisa foi coletada entre os dias 7 e 17 de novembro deste ano. Nela, foram ouvidos 1.434 cariocas com o objetivo de compreender, ao longo do tempo, a percepção da população carioca sobre as ações do governo e suas expectativas.

O relatório geral da pesquisa pode ser acessado através deste link

Leia também: Rio de Janeiro cria medalha Alcione para homenagear cultura do samba no estado

Segundo o levantamento, em julho o percentual de avaliações ótima ou boa era de 32,1%, saltando para 33,2% em novembro. No caso das avaliações como ruim ou péssima, o percentual era de 41,6% em julho, e caiu para 41,3% em novembro.

Já o percentual de avaliações como “regular” caiu, mostrando uma tendência, ainda que pequena, à polarização. Ou seja, os cariocas ou avaliam positivamente o trabalho conduzido pelo atual prefeito ou avaliam negativamente – a minoria dos moradores avaliam de forma neutra.

O percentual de avaliações negativas ainda é alto (aproximadamente 40%), mas sofreu um pequeno recuo no quadro geral. Por outro lado, as avaliações positivas aumentaram – em especial entre as avaliações ótimas, onde o aumento foi de 2,8 p.p. entre as edições de julho e novembro.

A pesquisa também procurou mapear a visão que os cariocas têm do futuro da cidade. No que diz respeito ao ano de 2023, os cariocas estão otimistas: mais de 50% esperam que a gestão municipal seja ótima ou boa no próximo ano.

Edição: Mariana Pitasse