EDUCAÇÃO

Prefeitura de BH pretende fechar escola e 108 crianças de favela podem ser prejudicadas

Comunidade escolar foi surpreendida com maquinários para obras e matrículas foram remanejadas, sem comunicado prévio

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Crianças estão sendo remanejadas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pedro Lessa, na Pedreira Prado Lopes, periferia de Belo Horizonte - Reprodução

Sem nenhum aviso prévio ou consulta à comunidade, 108 crianças, de 0 a 5 anos, estão sendo remanejadas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pedro Lessa, na Pedreira Prado Lopes, periferia de Belo Horizonte.

A notícia, dada às vésperas do fim do ano letivo, colocou mães, pais, professores e trabalhadores em alerta. “A nossa preocupação é a escola não voltar no ano que vem ou a maioria das crianças ficarem sem a educação”, destaca a dona de casa Joice de Carvalho.

 

A preocupação não é em vão. De 2014 a 2016 a Emei Pedro Lessa ficou de portas fechadas. O motivo era o mesmo de agora, interdição do local para obras de contenção de uma rocha que fica na encosta da unidade. A instituição só foi reaberta após uma ocupação organizada pelas mulheres da Pedreira.

Na semana passada, a comunidade escolar foi surpreendida com a chegada de maquinários e avisos sobre uma obra no local, novamente para a contenção da rocha. A professora Carla dos Santos, que já foi remanejada três vezes da Emei Pedro Lessa, sabe bem os impactos que os deslocamentos causam ao processo pedagógico e questiona a falta de informação e transparência do poder Executivo.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“A gente quebra o nosso trabalho, quebra nosso projeto, nossas expectativas de melhoria, de formação. A equipe se quebra também e a gente não está querendo que isso aconteça mais. Estamos sem saber como será o futuro aqui”, afirma a trabalhadora.

Comunidade quer diálogo

De acordo com os moradores, uma das sugestões apresentadas pela prefeitura é que a própria comunidade procure uma instituição que possa substituir a Emei durante as obras. No entanto, o líder comunitário Robson da Costa explica que não há outro local possível e que a mesma solução inviável foi proposta pela prefeitura no caso da escola Carlos Góes, também interditada para obras.

“Isso está sendo feito sem nenhuma discussão com a comunidade, nenhum lugar de fala para as lideranças, nem para os pais e mães das crianças. A gente até entende a necessidade [da obra], mas da maneira como ela está sendo conduzida não vamos aceitar de maneira nenhuma”, declara o morador.

Reabertura foi conquistada com luta

Valéria Borges, coordenadora do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), entidade que esteve à frente da ocupação da escola em 2016, questiona o argumento da prefeitura. Ela relembra que, para a reabertura da Emei, foram realizados estudos técnicos de estabilidade da rocha, elaborados pela Universidade Federal de Minas Gerais.

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

A militante também destaca que o processo está sendo conduzido da mesma forma como aconteceu em 2014, sem a participação dos moradores. No entanto, dessa vez a comunidade não permitirá o fechamento da instituição sem uma solução que esteja de acordo com os interesses dos moradores.

“A prefeitura precisa tratar a gente da Pedreira e de outras favelas como pessoas com dignidade, que merecem respeito. Nossas crianças merecem a mesma dignidade que qualquer outra”, desabafa. “Aqui, na nossa comunidade, tudo tem sido com muita luta. Tudo tem sido com muito suor”, completa a moradora.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte informou que está se reunindo com a comunidade para “avaliar um melhor local próximo a Emei Pedro Lessa, de forma que não prejudique o deslocamento de famílias e estudantes durante as intervenções", afirma em documento.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa