ainda há soterrados

Buscas prosseguem após deslizamentos no PR; até agora há duas mortes confirmadas

Trabalhos de busca já passaram de 50 horas; Inmet emite alerta para risco de mais chuvas fortes

Brasil de Fato |
Trabalhos de busca prosseguem nos locais atingidos por deslizamentos - SESP/PR

Após mais de 50 horas de trabalhos de buscas, ainda não é possível saber o número total de vítimas dos deslizamentos que atingiram a rodovia BR-376, na região da Serra do Mar, litoral paranaense. Segundo o Governo do Paraná, "menos de 30 pessoas" são consideradas potenciais vítimas (os bombeiros chegaram a anunciar que havia 30 procurados). Duas mortes já foram confirmadas e seis pessoas resgatadas com vida.

O grande volume de terra que deslizou impede que haja certeza sobre o número de pessoas e veículos soterrados. O deslizamento aconteceu na última segunda-feira (28).

As buscas são conduzidas por equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, com apoio de policiais militares, polícia científica e representantes da concessionária Arteris Litoral Sul, que administra a rodovia. 

Nesta quinta-feira (1) houve um período de chuvas menos intensas, o que permitiu o avanço das buscas. As equipes que atuam no local atingido retiraram cerca de 7 mil metros cúbicos de terra, segundo o último boletim divulgado pelo gabinete de crise que acompanha a situação.


Equipes já recolheram cerca de 7 mil toneladas de terra do local dos deslizamentos / SESP/PR

Os bombeiros conseguiram chegar nesta quinta ao local mais sensível da ocorrência, onde a massa de terra deslocou diversos veículos e se acumulou sobre alguns deles. A área tem mais de 4 mil metros quadrados, e o volume de terra a ser removido é de cerca de 5 mil metros cúbicos, próximo ao que já foi retirado até agora.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de chuvas intensas pelo menos até 10h da próxima sexta-feira (2), o que pode dificultar a atuação das equipes de busca e causar novos deslizamentos.

O governo paranaense abriu uma central de atendimento para atender familiares de pessoas que podem estar entre os desaparecidos, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço funciona 24 horas por dia.

Edição: Thalita Pires