Reação

No RJ, estudantes e pesquisadores organizam ato unificado pelo pagamento das bolsas da Capes

A manifestação acontece a partir das 16h em frente ao IFCS da UFRJ, a partir das 16h desta quarta-feira (7)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O problema havia sido antecipado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Educação no governo de transição - Foto: Isadora Klein

Nesta quarta-feira (7), estudantes e pesquisadores das universidades federais do Rio de Janeiro farão um ato unificado em protesto pelo pagamento das bolsas de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A manifestação acontece a partir das 16h em frente ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio (IFCS-UFRJ) no centro da capital.

O protesto é uma reação a nota divulgada pela Capes na noite da última terça-feira (6) em que a agência admite a incapacidade orçamentária para o pagamento das bolsas de pesquisa de dezembro. Os valores devem ser pagos até o quinto dia útil de cada mês - em dezembro, até esta quarta (7).

Leia também: Decreto de Bolsonaro deixa Capes sem recursos para pagamento de bolsas de pesquisa

Os pesquisadores, em maioria mestrandos, doutorandos e pós doutorandos, são impedidos por lei de terem um vínculo empregatício e, portanto, dependem das bolsas para pagarem as contas e sobreviverem.

O problema havia sido antecipado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Educação no governo de transição. De acordo com Priscila Duarte, diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), o trabalho de diagnóstico do grupo já havia apontado o problema.

"O governo Bolsonaro, por meio do decreto 11.269 do dia 30 de novembro, bloqueou o orçamento de diversos ministérios", explica Duarte. "Assim, a Capes ficou sem recursos para o pagamento das bolsas".

Na nota, a entidade informa que o decreto "zerou por completo a autorização para desembolsos financeiros durante o mês de dezembro, impondo idêntica restrição a praticamente todos os Ministérios e entidades federais".

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse