sonho adiado

Boletim da Copa: Brasil é eliminado nos pênaltis; Argentina passa para a semifinal

Após empate em 1 a 1 na prorrogação, seleção brasileira perde duas cobranças e cai nas oitavas

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Brasil e Croácia, quartas de final da Copa do Mundo do Catar 2022 - Nelson Almeida/AFP

O sonho do hexa ficou para 2026. A Seleção Brasileira foi eliminada pela Croácia, nos pênaltis, nessa sexta-feira (9), depois de um empate sem gols no tempo normal e mais um empate, dessa vez em um gol, na prorrogação.

O jogo foi complicado desde o início, com a Croácia congestionando o meio de campo e a entrada da área e dificultando as ações brasileiras. O cenário melhorou para o Brasil no segundo tempo, quando as entradas de Antony e Rodrygo, que ajudaram a abrir espaço para jogadas mais agudas. Mesmo assim, o jogo terminou empatado no tempo regulamentar – o quarto empate da Croácia em cinco jogos disputados na Copa.

O gol brasileiro saiu no final da primeira etapa da prorrogação, e foi um golaço. Tabela de Neymar com Rodrygo e Lucas Paquetá, que o camisa 10 completou para o gol depois de limpar o goleiro.

Sem nada a perder, a Croácia passou a atacar e o Brasil recuou para tentar contra-ataques. Quando faltavam apenas 5 minutos para o final, Casemiro perdeu uma bola no ataque e foi a vez dos croatas chegarem na área brasileira com liberdade. Petkovic finalizou, a bola desviou em Marquinhos e entrou. Foi o único chute da Croácia na direção do gol de Alisson em toda a partida.

Nos pênaltis, o goleiro Livakovic, grande destaque da Croácia, pegou a cobrança de Rodrygo e Marquinhos acertou a trave: 4 a 2 e a classificação dos croatas.

Hermanos

Já a Argentina está nas semifinais da Copa do Mundo do Catar. Pelos pés de Lionel Messi e as mãos de Emiliano Martinez, os vizinhos sul-americanos passaram da Holanda nos pênaltis e garantira a presença do continente na fase final do torneio.

O jogo teve um primeiro tempo bastante estudado, com os dois times circulando a bola pelo meio de campo, criando poucas chances, mas também permitindo pouco ao adversário. 

Coube a Lionel Messi romper o equilíbrio. O gol da Argentina saiu aos 35 minutos do primeiro tempo, com Molina completando um passe genial do camisa 10. O próprio Messi ampliou aos 28 da segunda etapa, cobrando pênalti sofrido por Acuña.

Parecia tudo encaminhado para a classificação Argentina, até que Weghorst diminuiu para os holandeses aos 38. A partir daí, o jogo foi só tensão - e pressão da Holanda.

Até que aos 11 minutos dos acréscimos, o juiz marcou uma falta da entrada da área argentina. Koopmeiners bateu com um passe por baixo da barreira, uma jogada ensaiada criativa que acabou nos pés do mesmo Weghorst. Ele dominou na pequena área e empatou, levando a partida para a prorrogação

A igualdade se manteve até chegar aos pênaltis, e ali foi a vez de Emiliano Martínez. O goleiro argentino pegou as duas primeiras cobranças holandesas e garantiu a presença de um sul-americano nas semi-finais da Copa.

Agora, Argentina e Croácia se enfrentam na próxima terça (13), às 16h - e nós brasileiros não teremos folga para assistir. 

Apesar da eliminação brasileira tirar muito da graça, a Copa do Catar continua neste sábado com a segunda rodada das quartas de final. O dia começa às 12h, com o confronto entre Portugal e o azarão Marrocos, último time africano ainda vivo. Às 16h, França e Inglaterra fazem um duelo entre favoritos. 

Os dois times classificados se enfrentam na próxima quarta-feira (14), às 16h.

Edição: Thalita Pires